Educação

Estudantes inscritos no Enem 2020 terão que usar máscara durante o período destinado à realização da prova

Candidatos que recusarem a atender a medida preventiva poderão ser desclassificado do Exame

Publicado

on

Foto: Banco de imagens

Em retificação publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (31), todos os candidatos que forem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, deverão obrigatoriamente usar máscara desde a entrada até a saída dos locais de prova. 

Segundo informações do MEC, os estudantes poderão levar uma máscara reserva para trocarem durante a aplicação da prova. O órgão informou ainda, que os participantes que chegarem ao local sem máscara, não será permitido a entrada nas escolas. Caso o aluno se recuse a adotar a medida de prevenção, este será desclassificado do Exame. 

“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação”, foi pontuado no edital. 

O Enem este ano contou com a inscrição de 5,8 milhões de candidatos. Do total, 96 mil farão a prova na versão digital. Além do uso da máscara, as escolas e os candidatos deverão respeitar a regra de distanciamento. 

O edital do Enem foi alterado para informar as novas datas de realização do Exame. Em vez de novembro, como estava previsto antes da pandemia, a prova será feita em janeiro e fevereiro, com resultados previstos para serem divulgados em março. Veja o cronograma. 

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março

Momento em que será permitido retirar a máscara

Será permitido que os candidatos retirem a máscara no ato de identificação do estudante. Contudo, no edital é especificado que o manuseio da máscara deverá ser feito pelas laterais, sem tocar na parte protetora, assim como estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

“Durante a identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção à Covid-19, sem tocar sua parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas”, foi especificado no edital.

O uso da máscara é dispensado para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile