Brasil

Fotógrafo mergulha ao lado de sucuri em rio de Bonito

O registro foi feito na última expedição de Eli Martinez, em Bonito (MS) e compartilhado recentemente nas redes sociais.

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um encontro inusitado entre um fotógrafo e uma sucuri-verde chamou a atenção nas redes sociais. Eli Martinez, que é especialista em fotografar animais selvagens, registrou o momento em que mergulhou ao lado da cobra gigante no Rio Formoso, em Bonito (MS).

O fato ocorreu durante uma expedição em busca de anacondas, mas as imagens só foram divulgadas no fim de novembro. “Uma das cobras mais bonitas do mundo”, escreveu Eli em sua publicação. Ele também contou que a sucuri-verde parecia ter acabado de se alimentar e estava nadando tranquilamente pela margem do rio.

A sucuri-verde, cujo nome científico é Eunectes murinus, é a maior espécie de sucuris que existe. Ela tem uma coloração verde oliva, que pode variar de tonalidade, e pode ser encontrada em diversos países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Paraguai, Equador, Bolívia, Peru, Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

Segundo Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), essa é a espécie de sucuri com mais informações disponíveis até o momento. Ela explica que as sucuris verde têm um sistema de acasalamento curioso, em que vários machos se enrolam em uma fêmea para tentar copular com ela.

As fêmeas adultas podem chegar a 5 metros de comprimento, enquanto os machos têm uma média de 3,5 metros. Em alguns casos, elas podem atingir até 6 metros. “Elas são muito imponentes e parecem maiores do que são. Elas têm dimorfismo sexual, ou seja, os machos são sempre menores que as fêmeas”, diz Juliana.

A alimentação das sucuris verde depende do tamanho e do sexo delas. As fêmeas de grande porte podem comer mamíferos de médio porte, como capivaras e veados. Já os machos se alimentam principalmente de aves aquáticas, como patos e garças.

Veja o vídeo abaixo:

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2023/12/SaveInsta.App-3242701172451224716.mp4

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile