Brasil

Fotógrafo registra avião com Superlua ao fundo

Flagra foi feito no bairro Guabirotuba. Superlua pôde ser vista em grande parte do país na quarta (30).

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um espetáculo celeste foi capturado pelas lentes do fotógrafo João Borges, de Curitiba, que registrou o momento em que um avião atravessou a superlua cheia na noite de quarta-feira (30). O vídeo impressionante mostra a silhueta da aeronave se destacando contra o disco lunar, que estava maior e mais brilhante do que o normal.

Borges, que tem 56 anos e 40 de carreira, fez a gravação da janela da biblioteca do Memorial Marista, no bairro Guabirotuba. Ele é fotógrafo da Província Marista Brasil Centro-Sul, uma instituição educacional e social.

A superlua que ele flagrou foi a segunda e última de 2023. Ela também recebeu o nome de “superlua azul”, mas não por causa da cor, e sim por ser a terceira lua cheia em uma estação que tem quatro luas. Esse é um fenômeno raro, que ocorre a cada dois anos e meio, em média.

O termo superlua se refere ao perigeu, que é quando a lua está mais próxima da Terra em sua órbita elíptica. Isso faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando está mais distante. A NASA, agência espacial americana, explica que superlua não é uma definição astronômica oficial, mas um termo popular usado para descrever esse fenômeno.

Veja o vídeo abaixo:

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Video-2023-09-01-at-15.52.11.mp4

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile