Saúde

Homem fica com a língua verde e ‘peluda’ após misturar remédio com cigarro

A condição pode ser causada por um raro efeito colateral de antibióticos, higiene oral ruim, boca seca, fumar ou se alimentar de comidas moles que não esfreguem a pele morta da língua

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um homem que fumava e tomava antibióticos teve uma surpresa ao ver sua língua ficar verde. Ele procurou ajuda médica e descobriu que sofria de uma condição chamada língua peluda, que faz com que as papilas da língua cresçam e acumulem bactérias e outras substâncias. Essa é a história relatada por um estudo de caso publicado na revista científica Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology.

Segundo os médicos que atenderam o paciente, ele tinha uma infecção na gengiva e estava tomando antibióticos para tratá-la. Depois de fumar, ele sentiu-se mal e notou que sua língua tinha mudado de cor. “Ao examinarmos o físico, a língua tinha filiformes na papila e uma coloração verde. Nenhuma outra lesão oral ou dental foi observada. O diagnóstico foi língua peluda”, explicam os autores do estudo.

A língua peluda é uma condição comum e inofensiva, que pode ser causada por vários fatores, como efeito colateral de antibióticos, higiene oral deficiente, boca seca, tabagismo ou alimentação de comidas moles. A condição se caracteriza pelo crescimento excessivo das papilas, que são as saliências que cobrem e protegem a língua. Essas papilas podem reter células de pele morta, bactérias, comida e outras substâncias, dando à língua uma aparência de pelos e uma coloração diferente. A cor pode variar de preta, marrom, amarela ou verde, como no caso do paciente estudado.

O tratamento para a língua peluda é simples e consiste em remover os “pelos” com raspagem da língua (Lingual Higienizador) e manter uma boa higiene oral. Também é recomendado evitar os fatores que podem desencadear a condição, como fumar ou tomar antibióticos sem orientação médica. No caso do homem que teve a língua verde, os médicos o aconselharam a parar de fumar e a continuar o tratamento para a infecção dental. Após seis meses, sua língua voltou ao normal.

A língua peluda é um exemplo de como o nosso corpo pode reagir a diferentes substâncias e hábitos. Por isso, é importante estar atento aos sinais que ele nos dá e procurar ajuda médica sempre que necessário.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile