Distrito Federal

HRT inicia mutirão de cirurgias ortopédicas com 14 procedimentos

Segundo o hospital, a previsão é de que sejam realizadas oito cirurgias, em média, por dia

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Cerca de 14 cirurgias ortopédicas foram realizadas no primeiro dia de mutirão no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A equipe médica do hospital começou a força tarefa nessa segunda-feira (2) Dia de Finados e seguirá com as cirurgias até quinta-feira (5).

De acordo com o HRT, a médias de realização de cirurgias ortopédicas nos próximos dias deve ser de 8 procedimentos por dia. O público-alvo da força tarefa são os pacientes que aguardavam por cirurgia internados na unidade hospitalar.

O hospital reservou, ao todo, quatro salas de cirurgia para a realização dos procedimentos. Além disso, integram as equipes da força tarefa, profissionais de diversas áreas, como anestesiologista do Hospital Materno Infantil de Brasília. Residentes de anestesia, ortopedia e enfermagem também reforçam o time, envolvendo a participação de 60 profissionais da área de saúde no mutirão.

O próprio diretor do HRT, Renato Siqueira, que é ortopedista participou de algumas cirurgias no primeiro dia da força tarefa. O superintendente da região de saúde Sudoeste, Wendel Moreira, também auxiliou nos procedimentos durante o feriado.

As cirurgias atendem ao critério de ordem de internação quadro clínico e cirúrgico de cada paciente da fila de espera. Dessa forma, a equipe deve regularizar a fila que aumentou em virtude do número limitado de procedimentos realizados durante a pandemia do novo coronavírus.

Por fim, a assessora do HRT, Ilda Braz relata que o mutirão de cirurgias ortopédicas vai trazer a normalidade para a vida de vários pacientes que estão parados apenas esperando um procedimento.

“Muitos desses pacientes são pais de família e estão aqui internados, com a vida parada por conta de uma fratura. Temos pé diabético que precisa de amputação. Hoje o protagonista é o paciente”, conta a assessora.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile