Ciência e Tecnologia

IESB conquista primeiro lugar em prêmio por produção e doação de próteses 3D

As próteses são feitas por meio das impressoras 3D do laboratório IESB, utilizando plásticos ABS ou PLA

Publicado

on

Arquivo pessoal

O Centro Universitário IESB ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2023, na categoria Responsabilidade Social, com o projeto I.Prótese IESB.

O projeto tem como objetivo produzir e doar próteses 3D para crianças e adultos com ausência total ou parcial de membros superiores. A primeira entrega da iniciativa foi realizada em 2023, com a doação de duas próteses para a menina Maria Beatriz, de 4 anos, que não possuía as duas mãos.

As próteses são feitas por meio das impressoras 3D do laboratório IESB, utilizando plásticos ABS ou PLA. Atualmente, são cinco opções de modelos diferentes. Até dezembro de 2022, o projeto beneficiou quatro crianças e um adulto. As próteses são de baixo custo (o valor varia entre R$ 90 e R$ 130) e são doadas aos pacientes.

Associação Lelê

A Associação Lelê é uma das parceiras do IESB, que identifica e seleciona pessoas com ausência de membros inferiores e encaminha para a instituição, que inicia o processo de produção das próteses 3D.

Por meio da parceria, já foram entregues próteses para quatro crianças e um adulto. A expectativa é de que mais pessoas sejam beneficiadas pelo projeto ao longo do ano.

É importante ressaltar que a Associação Lelê tem o objetivo de transformar a vida das pessoas com Agenesia de Membros por meio da inclusão e da garantia dos direitos iguais para todos. Acreditam que podem fazer a diferença e que a conscientização de todos sobre esta condição rara é um passo importante nesta luta.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile