Cursos e Vagas

Inscrição na lista de espera do ProUni do 2ª semestre termina nesta quinta-feira (20)

A lista de espera é destinada para os candidatos que não conseguiram ser aprovados na primeira e segunda chamada do programa

Publicado

on

Foto: Site ProUni

O prazo de inscrição na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), termina nesta quinta-feira (20/8). Para participar da lista de espera, o candidato deve  demonstrar interesse no site do Prouni. O resultado será divulgado na segunda-feira (24).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há uma única lista de espera para cada curso e turno de cada local de oferta.

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni), foi criado em 2004 e tem por objetivo oferecer bolsas estudos integrais e parciais nos cursos de graduação em diversas faculdades privadas espalhadas pelo Brasil.

Como funciona o ProUni?

Com inscrições abertas duas vezes ao ano, o programa conta com um método de seleção que é baseado no curso desejado, nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda familiar per capita de cada candidato.

Para participar do ProUni é necessário que o estudante tenha alcançado pelo menos 450 pontos no Enem, não tenha zerado a redação e possua uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 (salário mínimo e meio por pessoa).

Ao participar do programa, os candidatos têm a chance de serem contemplados com bolsas de estudo de 50% ou 100% em instituições de ensino superior privadas. A bolsa é válida até o final do curso.

Segundo o MEC, ao todo foram ofertadas neste segundo semestre 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Lista de Espera do ProUni

A lista de espera do ProUni é destinada para os candidatos que não conseguiram ser aprovados na primeira e segunda chamada do programa.

Os candidatos que optarem em participar da lista de espera, deverão acessar a página oficial do ProUni dentro do período estabelecido no calendário do programa e efetivar a inscrição. Podem participar alunos não aprovados na primeira e segunda chamada e também estudantes que foram selecionados na segunda opção de curso mas que não puderam fazer a matrícula por falta de turma. 

É importante lembrar, que caso as vagas destinadas para cotista não forem preenchidas nas duas chamadas do ProUni, será criada uma lista de espera somente para os estudantes que estejam concorrendo na modalidade de cotas. Confira o edital.

Prazos do ProUni do 2ª semestre de 2020

  • Primeira chamada: 21 de julho;
  • Segunda chamada: 4 de agosto;
  • Divulgação da lista de espera: 24 de agosto;
  • Comprovação das informações junto às instituições de ensino: de 24 a 28 de agosto.

Por Willian Netto – Edu Notícias

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile