O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (25) a exoneração da presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e a nomeação do economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para o cargo.
Rita, que estava à frente do banco desde janeiro de 2021, enfrentava pressão do centrão por mais espaço no governo. Carlos Vieira é funcionário de carreira da Caixa e foi secretário-executivo de dois ministérios no governo Dilma Rousseff.
Rita Serrano agradece apoio e destaca gestão da Caixa
Em nota divulgada pela Presidência, Rita Serrano agradeceu a confiança do presidente Lula e a solidariedade dos funcionários da Caixa. Ela também ressaltou os resultados obtidos na sua gestão, como a recuperação da cultura interna do banco, a valorização dos empregados e o aumento dos financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Em setembro, Rita havia afirmado que a única orientação que recebia de Lula era para continuar trabalhando.
Carlos Vieira assume com desafio de manter papel social da Caixa
O novo presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, tem 62 anos e é formado em economia. Ele ingressou na Caixa em 1982 e ocupou diversos cargos de direção na instituição. Entre 2011 e 2016, ele foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, tendo assumido interinamente as pastas em algumas ocasiões.
Ele também foi presidente do fundo de pensão da Caixa (Funcef) e do Conselho de Administração da Codevasf. Carlos Vieira terá o desafio de manter o papel social da Caixa, que é o principal agente financeiro das políticas públicas do governo federal.