conecte-se conosco

Brasil

Mãe escreve livro para filha com vitiligo se sentir representada

O livro ‘A Menina Feita de Nuvens’ aborda o vitiligo de forma lúdica e visa inspirar crianças, adolescentes e adultos sobre a condição de pele que afeta 2% da população mundial

Arquivo pessoal

Amor de mãe é uma das coisas mais puras e sinceras do mundo. A designer gráfica e escritora do livro ‘A Menina Feita de Nuvens’, Tatiane Santos de Oliveira, que o diga. Ela fez um livro para que a sua filha, Maria Luiza, se sentisse representada.

Segundo Tatiane, as primeiras manchinhas da Maria Luiza surgiram aos 3 anos de idade, logo após o nascimento do seu irmão João. De pronto, Tati levou a pequena ao dermatologista e passou a pesquisar mais sobre o assunto na internet. 

No entanto, o resultado dessa pesquisa a deixou um tanto preocupada. Vários artigos na qual teve acesso diziam que a condição de pele poderia causar baixa autoestima e levar até a uma depressão. 

“Nesse momento, nós embarcamos naquela loucura de procurar a cura de algo que nem existe”, disse. 

Tatiane lembra que mergulhou em todo tipo de literatura disponível para encontrar alguma obra que abordasse o vitiligo de forma lúdica e que fosse direcionada para o público infantil, no entanto, não encontrou nada. Determinada a mudar isso, colocou toda a sua criatividade à prova e criou o livro ‘A Menina Feita de Nuvens’

“Logo quando a Maria começou a ler, procurei algum livro sobre vitiligo infantil e não achei nada na época, então resolvi escrever a história, fazer as ilustrações e tentar imprimir em uma gráfica rápida só para ela ter a representatividade de se ver em um livro infantil e entender que ela não precisava se preocupar com as manchinhas, eu queria que ela ficasse amiga delas”, disse.

Tati diz que decidiu contar a história de forma lúdica após perceber a reação negativa das pessoas quando ela falava sobre a condição de pele da filha. 

“Sempre que eu contava sobre a condição de pele dela, percebia a reação negativa das pessoas. Aos poucos isso começou a me incomodar, então iniciamos um ‘tratamento alternativo’, começamos a deixar tudo mais divertido para ela se sentir bem com suas nuvenzinhas, desenhar em volta, colocar nomes, elogiar sempre, procurar desenhos e isso mudou a maneira de olhar para o vitiligo. Eu comecei a ver beleza em suas manchinhas e isso acalmou meu coração”, afirmou. 

Para a escritora, Tatiane Santos de Oliveira, o livro contribuiu para que a pequena Maria Luiza crescesse mais forte, empoderada e convicta sobre a sua condição.  

“Ela pediu para parar o tratamento pois não queria perder suas nuvenzinhas, isso só reflete a maneira que tratamos o assunto, ela sabe que o vitiligo não é algo nocivo. Ela entende que faz parte de sua beleza e ama suas nuvenzinhas, Maria até reclama pois gostaria de ter mais”, conta.

IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE

O livro ‘A Menina Feita de Nuvens’ foi publicado em 2018 e teve um efeito acolhedor na vida de vários leitores. A escritora Tati lembra a reação do público ao se deparar com esse livro cheio de amor, carinho e representatividade. 

“A reação do público foi muito linda, o livro tem um efeito transformador, ele acalma o coração das famílias, ele ensina de uma forma leve que tudo bem ter vitiligo, ajuda também as pessoas nessa condição a mudar o olhar sobre suas manchinhas e descobrir lindos desenhos de uma forma divertida e positiva. Alguns casos ele ajuda na aceitação da criança ou da família, algumas crianças após a leitura do livro, procuram marquinhas de machucado  para dizer que é vitiligo”, afirmou.

Quando questionada sobre o modo como enxerga o vitiligo hoje, Tatiane foi assertiva e disse enxergar beleza.

“Eu vejo beleza, amo cada nuvenzinha da minha filha e gostaria muito que as pessoas pudessem ver o que eu vejo, por isso a importância da conscientização e fazer mais representatividade para normalizar o vitiligo”, disse.  

MISSÃO

No fim da entrevista, a escritora Tatiane Santos de Oliveira partilhou conosco um dos seus maiores sonhos.

“Eu estou focada em levar esse livro nas escolas e ensinar de uma forma leve e lúdica sobre vitiligo, as crianças aprendem com o amor e tenho certeza que depois de conhecer essa história vão olhar com mais carinho quando conhecer ou ver alguém feito de nuvens”, finalizou.

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mecânico é indiciado por vender carros de clientes sem autorização em Contagem

As investigações revelaram que ele cometeu o crime desde 2020 e repassava os veículos para desmanches

Publicado

on

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o envolvimento de um mecânico de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em um esquema de venda de carros de clientes sem autorização. O homem de 44 anos foi indiciado por estelionato, após ser acusado de vender veículos que foram deixados em sua oficina para conserto.

O caso teve início em outubro, quando uma vítima registrou queixa na delegacia. Ela havia deixado seu Ford Ka na oficina para reparos, mas, ao tentar retomar o carro, descobriu que ele havia sido vendido para uma terceira pessoa, sem o seu consentimento. O mecânico tentou justificar a situação com desculpas, mas a vítima descobriu, por meio de notificações da CNH Digital, que o carro havia sido vendido e imediatamente procurou o responsável, que acabou confessando o crime.

O inquérito revelou que o mecânico vinha realizando esse golpe desde 2020. Em diversos casos, ele usava a confiança dos clientes para negociar a venda de veículos sem o conhecimento deles, oferecendo preços mais baixos para depois revendê-los a um valor superior. Muitos dos carros, especialmente os populares, foram enviados para desmanches, dificultando sua recuperação.

De acordo com a Polícia Civil, o mecânico também utilizava estratégias para se proteger de denúncias, acusando suas vítimas de ameaças sempre que tentavam cobrar pelos veículos. Ele usava essa tática para desviar a atenção das autoridades e manter a reputação de ser um bom profissional.

Apesar de não ter antecedentes criminais e de não ter sido preso em flagrante, o mecânico não poderá mais exercer a profissão de mecânico, nem se aproximar de oficinas mecânicas. Ele deverá cumprir medidas cautelares, como se apresentar periodicamente à Justiça. O homem foi indiciado por estelionato, com pena de até cinco anos de prisão. A Polícia Civil segue investigando o caso, com a abertura de um novo inquérito para rastrear os desmanches que compraram os veículos roubados.

Continue lendo

Economia

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda; veja quem recebe

Consulta já está disponível, e pagamentos totalizam mais de R$ 558 milhões, com prioridade para idosos, professores e contribuintes em áreas de calamidade

Publicado

on

A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira (22) a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente a novembro de 2024. Os pagamentos, que totalizam R$ 558.822.664,11, serão realizados no próximo dia 29 de novembro.

No total, 221.597 contribuintes receberão as restituições. Entre eles, há grupos com prioridade legal:

  • 4.802 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.570 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 88.246 contribuintes que optaram pela Declaração Pré-Preenchida ou pelo recebimento via Pix também foram contemplados. Outros 73.151 contribuintes não prioritários receberão a restituição neste lote.

Também serão pagos 8.643 restituições a pessoas em áreas de calamidade no Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas de abril e maio.

Como consultar

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.

Os contribuintes podem verificar a situação da declaração de forma simplificada ou detalhada. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar pelo Portal e-CAC, na aba “declarações e demonstrativos”, opção “solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Continue lendo

Brasil

Passageiro incendeia ônibus com 40 pessoas e veículo é destruído em SP

Ônibus com 40 pessoas a bordo é incendiado após homem provocar chamas no banheiro; ninguém ficou ferido

Publicado

on

Um ônibus que fazia o trajeto São Paulo–Curitiba foi consumido por um incêndio na manhã desta sexta-feira (22/11), em Cajati, no sul de São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fogo começou por volta das 5h30, quando um passageiro se trancou no banheiro do veículo e ateou fogo.

Testemunhas relataram que os ocupantes arrombaram a porta e retiraram o suspeito, mas as chamas já haviam se espalhado, destruindo o ônibus. Felizmente, todos os 40 passageiros conseguiram sair em segurança.

Após o ocorrido, o homem fugiu, mas foi localizado pela polícia em um posto de gasolina a cerca de 3 km do local. Ele foi preso e levado ao plantão da Polícia Civil de Cajati, onde será autuado por incêndio criminoso.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama