O Mercado Livre, maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, anunciou o lançamento do Mercado Play, um serviço de streaming que oferece acesso gratuito a mais de 1.600 títulos, com 6.000 horas de conteúdo. O serviço será financiado por anúncios publicitários, que serão exibidos antes, durante e depois dos filmes, por meio do Mercado Ads, unidade de publicidade digital do grupo.
O Mercado Play conta com a parceria de grandes plataformas de streaming, como Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+, que disponibilizarão parte do seu conteúdo gratuitamente. No entanto, os usuários que quiserem ter acesso ao conteúdo completo dessas plataformas terão que assinar os canais individualmente ou em pacotes promocionais oferecidos pelo Mercado Livre.
O serviço pretende atingir 77 milhões de usuários brasileiros do Mercado Livre, que poderão assistir a filmes, séries, documentários e reality shows de diversos gêneros e estúdios. A partir desta sexta-feira (4), cerca de 30% dessa base de usuários, escolhidos de maneira aleatória, terão acesso à programação gratuita. Os demais terão acesso até o final deste mês.
Segundo o vice-presidente de entretenimento do Mercado Livre, Luiz Barros, o objetivo não é concorrer com serviços como Netflix ou Globoplay, mas sim ampliar o acesso ao streaming para uma parcela de consumidores que ainda não tem esse tipo de entretenimento. “Existe hoje uma grande base de consumidores que não têm acesso ao streaming e vamos preencher esta lacuna, servindo como um hub de entretenimento”, afirma ele.
Para os usuários do Mercado Livre que estão no nível 6 (o programa de fidelidade do grupo), será oferecido neste primeiro momento o combo de Disney+ e Star+ com assinatura a R$ 17,99. Para estes usuários, será possível assinar os canais HBO Max, Paramount+ e Lionsgate+ com 30% de desconto. Novos pacotes serão oferecidos futuramente, com descontos em comparação à assinatura individual do canal, afirma o executivo.
Barros diz que o mercado de streaming mudou nos últimos anos e que os canais perceberam que é mais interessante estarem atrelados a um serviço de streaming do que oferecerem assinaturas por conta própria. “Em vez de oferecerem assinaturas por conta, a uma base muito pulverizada de usuários, os canais perceberam que é mais interessante estarem atrelados a um serviço de streaming”, diz ele.
Entre os títulos gratuitos disponíveis no Mercado Play estão “O Máscara” (1994) , “Gangues de Nova York” (2002) e “Hotel Transilvânia 3” (2018). “Também teremos conteúdo da BBC, Sony e Lionsgate gratuitos”, diz Barros.
O Brasil é o maior mercado da plataforma de comércio eletrônico, presente em 18 países da América Latina. O Mercado Play já foi lançado na Argentina (sede da empresa) e no México. Até o final deste mês, será apresentado aos demais mercados.
Em toda a América Latina, o grupo soma 148 milhões de usuários (52% no Brasil). Em 2022, a companhia atingiu US$ 34,4 bilhões em vendas e uma receita líquida de US$ 10,5 bilhões. No segundo trimestre deste ano, o Mercado Livre surpreendeu com alta de 113% no lucro líquido, chegando a US$ 261,9 milhões. Analistas ouvidos pela Reuters esperavam lucro de US$ 227,6 milhões.
Já a Netflix registrou lucro líquido de US$ 1,48 bilhão no segundo trimestre, alta de 3,3% na comparação anual. A plataforma de streaming somou receitas de US$ 8,18 bilhões entre abril e junho, aumento de 2,7% sobre o mesmo período de 2022. No período, o total de assinantes da companhia subiu 8%, para 238,3 milhões.