Saúde

Ministério da Saúde explica por que Faustão foi priorizado em transplante

Segundo a pasta, apresentador esperou por menos tempo devido ao ‘seu estado muito grave de saúde’

Publicado

on

Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por uma cirugia de transplante cardíaco neste domingo (27), após sofrer de insuficiência cardíaca e precisar de diálise. Ele foi internado no dia 5 de agosto e entrou na lista de espera nacional para receber um novo coração, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, Faustão foi priorizado na fila de transplantes por causa de seu estado muito grave de saúde, que exigia urgência no procedimento. 

Ele recebeu um coração compatível com seu tipo sanguíneo, assim como outros sete pacientes que foram transplantados no estado de São Paulo na última semana. Ao todo, foram realizados 13 transplantes de coração no país no mesmo período.

Faustão está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em observação e se recupera da cirugia. Ele é um dos 206 pacientes que receberam um novo coração no Brasil no primeiro semestre deste ano, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, há ainda 382 pessoas na fila de espera por um transplante cardíaco no país, com tempo médio de espera entre dois e 18 meses.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile