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Empresária pede desculpas após cuspir em motorista de aplicativo em Goiânia

Em nota, ela explica como teria se iniciado a confusão, reconhece o erro e tenta apontar falhas por parte do condutor

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A empresária Giovana Ogando, dona do Evoé Café, se manifestou nas redes sociais após ter um vídeo viralizado, no qual aparece xingando e cuspindo em um motorista de aplicativo em Goiânia. Ela admitiu que perdeu a razão e que sua atitude foi terrível, mas também tentou justificar o ocorrido.

Segundo ela, a confusão começou por causa de um desentendimento sobre a forma de pagamento da corrida. Ela disse que escolheu a opção de pagar em dinheiro, mas não tinha troco. O motorista, identificado como Luiz Oliveira, teria se recusado a continuar a viagem e mandado ela e outra passageira descerem do carro.

Giovana afirmou que o motorista foi agressivo e puxou o freio de mão de forma brusca. Ela reagiu cuspindo nele e saindo do veículo. Fora do carro, a discussão continuou e o motorista acusou Giovana de bater a porta várias vezes. Ela negou e disse que ele foi para cima delas em tom ameaçador.

A empresária reconheceu o erro e pediu desculpas pelo seu comportamento. Ela também disse que está tomando as medidas jurídicas cabíveis para resolver o caso. O motorista registrou um boletim de ocorrência contra Giovana por injúria racial, lesão corporal e dano ao patrimônio. Ele disse que foi ofendido por ela por ser negro e que teve o carro danificado. Ele também pediu uma retratação pública da empresária.

Leia a nota na íntegra:

Com relação ao vídeo que circula na rede social Tik Tok, gostaríamos de esclarecer que diferente do que está na legenda do texto, não houve calote. O que aconteceu, que ao entrar no carro de aplicativo informei que tinha comigo uma nota de 50 reais e que não possuía saldo para pix, mas que estava disposta a pagar a mais, conforme se escuta no início do vídeo.

Entendemos que ouve uma falta de transparência entre a plataforma, o motorista e a cliente, pois ao cliente apareceu a opção pagamento por dinheiro e na ausência de troco a opção de pagamento posterior, mas o motorista, entretanto, além de dizer que não trabalhava dessa forma, puxou o freio de mão de forma brusca e mandou que as passageiras descessem. Entendo tive uma reação exagerada ao cuspir no motorista, sobre essa atitude isso me arrependo profundamente.

Os xingamentos e cuspes foram recíprocos, mas que ao descer do veículo, o motorista foi para cima das passageiras em tom ameaçador, ao que se pode escutar os gritos ao fundo do vídeo. Ressaltamos que a conduta dos envolvidos está permeada de excessos, mas que o motorista de aplicativo ao divulgar um vídeo, onde preserva sua imagem com o logo da rede social e expõe as passageiras, exagerou novamente em suas razões, pois expos uma terceira pessoa, a segunda passageira, que nada tinha a ver com a discursão e está tendo sua imagem viralizada.

Seres humanos estão passiveis de errar, mas jamais um erro pode ser justificativo para o cometimento de outro maior. Houve uma violação de imagem, uma vez que não é permitido a divulgação de gravações sem consentimento dos demais envolvidos e sua publicação em redes sociais causam prejuízos instantâneos. Por fim, gostaria de pedir desculpas publicamente pelo acontecido, mas ressalvando que não foi um erro unilateral.

Leia a nota uber na íntegra:

“A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o comportamento das partes registrado no vídeo compartilhado. As contas foram suspensas enquanto aguardamos pela apuração do caso.

Esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados ou entenderem estar sendo vítimas de ações ilegais, como fraudes ou golpes. Ofender e agredir a outra parte são claras violações do Código da Comunidade Uber e são atos que podem levar à desativação permanente das contas envolvidas.

Os motoristas parceiros têm permissão para instalar câmeras ou utilizar dispositivos de gravação de imagens para fins de segurança e são claramente instruídos a como tratar tal tema do ponto de vista de respeito à privacidade do usuário. Isso inclui a proibição expressa de gravar viagens a fim de publicá-las nas redes sociais ou em qualquer outro fórum público. Tal prática também representa uma clara violação do Código da Comunidade que pode levar à desativação.

Por fim, é importante esclarecer que não existe função de “pagar na próxima”. O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário.

A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. A Uber orienta que motoristas e usuários evitem conflitos e que, sempre que necessário, as partes envolvidas reportem o ocorrido no aplicativo pelo Menu Ajuda.”

Veja o vídeo abaixo:

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Snapinsta.app_video_10000000_820588809698528_7488273665040566808_n.mp4

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