Saúde

Musculação é mais eficaz do que cardio para perder gordura, diz estudo

Estudo com diabéticos mostrou que a musculação é mais eficiente para queimar gordura, pois a massa magra tem maior exigência energética

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que a musculação é uma forma mais efetiva de queimar gordura e regular o açúcar no sangue do que os exercícios cardiorrespiratórios. A pesquisa, publicada na revista Diabetologia, envolveu 186 pessoas com diabetes tipo 2, que foram submetidas a diferentes tipos de treinamento físico durante nove meses.

Os pesquisadores escolheram pacientes com diabetes porque essa doença aumenta o risco de acúmulo de gordura no corpo, além de elevar o nível de glicose no sangue. O objetivo era comparar os efeitos dos exercícios na composição corporal e no metabolismo dos participantes.

Os voluntários foram divididos em três grupos: um fazia somente musculação, outro somente cardio e o terceiro combinava os dois tipos de exercício. Os treinos de musculação consistiam em trabalhar os músculos dos braços e das pernas três vezes por semana, enquanto os de cardio envolviam correr ou pedalar na mesma frequência.

Os resultados mostraram que apenas o grupo que fez somente musculação teve aumento da massa muscular e melhor controle da glicose no sangue. O grupo que fez somente cardio não teve ganho de massa muscular e perdeu o controle da glicose ao longo do tempo.

Os autores do estudo explicam que a musculação é mais benéfica porque aumenta a massa magra, que consome mais energia para se manter. Já o cardio queima mais calorias durante o exercício, mas não cria massa magra. No entanto, eles ressaltam que o cardio não é prejudicial e pode ser útil nas fases iniciais do emagrecimento.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile