Estilo Dub

Musk: Tesla mais barato pronto ‘em cerca de três anos’

O fundador da Tesla, Elon Musk, anunciou uma tecnologia que, segundo ele, tornará as baterias Tesla mais baratas e potentes.

Publicado

on

Foto: Reprodução / Getty Images

Em uma apresentação ao vivo que o Sr. Musk rotulou de ‘Battery Day’, ele também sugeriu a possibilidade de um Tesla de $ 25.000 (£ 19.600) totalmente autônomo “em cerca de três anos”.”Este sempre foi nosso sonho de fazer um carro elétrico acessível”, disse ele.

Mas a notícia não entusiasmou os investidores e US $ 50 bilhões foram eliminados de seu valor de mercado de ações. O principal anúncio foram as novas células cilíndricas maiores de Tesla. Foi alegado que as novas baterias fornecerão cinco vezes mais energia, seis vezes mais potência e um alcance de direção 16% maior.Mas a tecnologia anunciada provavelmente levará anos para ser implementada.A abordagem da Tesla inclui a integração da bateria de modo que faça parte da estrutura do veículo, reduzindo assim o peso efetivo da bateria.

O discurso ocorreu na frente de 240 acionistas – cada um sentado em um Tesla Model 3.As inovações na forma como a empresa projeta as baterias são essenciais para Teslas mais baratas – melhorando radicalmente sua eficiência. O professor Stanley Whittingham – que recebeu o Prêmio Nobel de Química no ano passado por seu trabalho com baterias de íon-lítio – disse à BBC que “aproveitar todas as oportunidades é um alto risco, mas uma grande recompensa”.”Muitos de nós sugerimos que as mesmas etapas são necessárias, mas a Tesla tem o investimento e a vontade de fazer isso acontecer. Não tenho certeza se alguém está disposto a fazer isso”, disse ele.

Musk também anunciou que, além de comprar baterias da Panasonic e da LG Chem-Tesla, ela própria começaria a fabricá-las.Em abril do ano passado, o próprio Musk revelou problemas com o fornecimento de baterias Panasonic usadas em seu Modelo 3 Tesla. Um especialista disse que aumentar a escala seria “desafiador”.”Mesmo com fabricantes de automóveis realmente experientes, tendemos a ver uma taxa de produção de sucata muito alta nos primeiros anos”, disse Casper Rawles, chefe de avaliação de preços da Benchmark Mineral Intelligence.O Sr. Rawles também alertou que muito do conteúdo da bateria são metais caros – “Você só pode reduzir o custo até um ponto”. Quatro trimestres consecutivos de crescimento ajudaram o preço das ações da Tesla a disparar e agora ela é a empresa de automóveis mais valiosa do mundo.

Apesar das críticas a Elon Musk, de que alguns de seus avanços tecnológicos foram exagerados.No início deste mês, o grupo de clientes Consumer Reports divulgou um relatório contundente sobre os serviços de direção automatizada da Tesla.  A pesquisa concluiu que “por enquanto, capacidade total de direção autônoma … continua sendo um nome impróprio”.E em julho, Musk disse que a Tesla seria capaz de tornar seus veículos completamente autônomos até o final deste ano . A declaração foi recebida com ceticismo por membros da indústria.O chefe da Tesla, entretanto, anunciou que uma versão “beta” do software Autopilot completo estaria disponível “em um mês ou mais”. Musk conhece bem as demonstrações públicas chamativas e às vezes bizarras.No início deste mês, ele revelou um porco com um chip de computador do tamanho de uma moeda no cérebro para demonstrar seus planos ambiciosos de criar uma interface cérebro-máquina funcional.

Por James Clayton – BBCNEWS

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile