Educação

Novas datas de inscrição para o 2ª semestre do Fies de 2020 são divulgadas

Depois do adiamento, MEC reabre o período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil

Publicado

on

Foto: Página inicial site Fies

Depois do adiamento de uma semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) o novo cronograma de inscrição no programa de Financiamento Estudantil (Fies) para este 2ª semestre de 2020.  As inscrições vão de 28 de julho até às 23h59 do dia 31 do mesmo mês.

De acordo com o MEC, para realizar a inscrição no programa, o candidato deverá antes criar uma conta no “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal. Posteriormente, os estudantes devem efetivar a inscrição no Fies por meio da página oficial do programa. 

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies) é um programa do governo que tem por objetivo financiar a faculdade de estudantes que não possam arcar com as mensalidades de uma graduação. 

Com a atualização do Fies, o MEC dividiu os tipos de financiamento em três modalidades: 

  • Modalidade Fies I: Um financiamento concedido diretamente do governo ao estudante, este terá um baixo custo e juros zero para pagar assim que se graduar. Esta modalidade é destinada para estudantes que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos.
  • Modalidade Fies II: Financiamento oferecido por instituições financeiras (bancos) que utilizam recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para fornecer o benefício aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste custeados. As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.
  • Modalidade Fies III: Destinada também para estudantes que tenham renda  familiar mensal de até cinco salários mínimos. No entanto, é voltada para todas as regiões do Brasil e o financiamento concedido será custeado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.

De acordo com o edital, podem se candidatar:

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
  • Alunos que possuam renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

Estudantes contemplados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem participar.

Confira o cronograma do Fies abaixo: 

  • Início das inscrições: 28 de julho
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

Por Willian Netto – Edu Notícias

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile