Especiais

O Panorama da Odontologia: Cirurgiã dentista Samantha Jessica fala sobre odontopediatria

Com apenas 26 anos a Dra. Samantha e odontopediatra, mestra e doutoranda.

Publicado

on

Foto:Dimitri

O episódio desta semana do quadro Panorama da Odontologia, apresentado pelo cirurgião dentista Ricardo Paulin, recebe para uma entrevista a cirurgiã dentista Samantha Jessica. A Doutora é mestre e doutoranda em odontopediatria e professora da UnB 

Nascida e criada em Brasília, Samantha se formouem 2019 pela UnB, a Dra. Se considera recém-formada, apesar da ampla experiência que já possui no currículo profissional e acadêmico. 

“Eu sou, antes de tudo, apaixonada pela odontologia de maneira geral, mas descobri minha verdadeira paixão na odontopediatria que é minha área de especialização”, começou a doutora. 

A Dra. Samantha faz parte de uma nova geração de odontopediatras e durante a entrevista falou sobre suas impressões quanto ao que mudou nesta aera, não só no quesito aprendizado, nos últimos anos. 

“A odontologia em si muda com muita frequência, muita rápida. Inclusive a nossa formação precisa ser continuada justamente por conta disso. Em relação a odontopediatria em específico, acho que as coisas têm mudado pra melhor”, explica Samantha 

De acordo com a cirurgiã dentista, apesar de hoje a sociedade ser mais problematizadora e mais questionadora se os profissionais souberem usar os recursos da atualidade existem muitas coisas boas a serem aproveitadas na odontopediatria. 

Samantha falou também sobre um termo que tem sido utilizado, a odontologia minimamente invasiva, e seus desdobramentos na prática. 

“Essa Odontologia minimamente invasiva é muito positiva, seria justamente a gente intervir e desgastar o menos possível”, falou a cirurgiã dentista. 

A doutora falou ainda sobre a importância de dividir as responsabilidades quantos aos cuidados de saúde bucal das crianças e os resultados desta relação de cuidado em casa ao longo prazo. 

“Essa responsabilidade precisa ser dividida também com os pais. Se a criança não gosta de escovar os dentes em casa com os pais e as pessoas que criam, que tem um vínculo, por que ela vai gostar de mim de cara? A gente faz tudo dentro do possível, mas é preciso haver colaboração dos pais.”, disse a doutora. 

Finalizando a entrevista a cirurgiã dentista falou também sobre o uso das redes sociais pelos profissionais de saúde e como isso pode impactar de maneira positiva e negativa o trabalho desenvolvido. 

“Eu sou uma pessoa que gosta muito das redes sociais e isso me abre portas, eu tenho uma cartela de clientes que me encontram por meios digitais. Mas ainda me deparo muito com preconceitos e julgamentos [por conta desta exposição}”, finalizou a doutora Samantha. 

Para ter acesso a entrevista completa com o Dra. Samantha Jessica não deixe de acessar o canal de Youtube do O Panorama.

Continue se atualizando sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos visitando nosso site e seguindo o nosso perfil no Instagram @OPanoramaOficial.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile