Especiais

O Panorama da Saúde Mental: Sérgio Roberto fala sobre o método “Jus-Jitsu” – A arte do concurseiro

Sérgio Roberto é defensor público e criador do método Jus-Jitsu – A arte do concurseiro, que visa auxiliar os estudantes a passarem em concursos públicos ao trabalhar a constância e o fortalecimento psicológico.

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Sabe-se que a maioria dos jovens sonha com uma aprovação em concurso público, mas a inconstância e ansiedade acabam por atrapalhar essa jornada. Foi enfrentando estas dificuldades que o defensor público Sérgio Roberto desenvolveu o método conhecido como Jus-Jitsu – A arte do concurseiro.

“A maior dificuldade que as pessoas têm é a de manter a disciplina necessária para passar em concurso. Aí desenvolvi um método baseado no Jiu-Jitsu. É feita uma analogia que vai ajudar você a manter a ‘coisa’ mais divertida e a se manter mais focado nessa estrada”, conta Sérgio Roberto.

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

São utilizados princípios da gamificação, muito relacionada à arte marcial Jus-Jitsu, em que se trabalha motivação, capacidade de ver evolução com rankings, campeonatos, afirmações dos bons e maus resultados e interação entre as pessoas. De acordo com Sérgio, existe uma parte muito forte da gamificação que torna todo processo mais divertido.

“É aí que entra uma parte muito boa do conhecimento, que é a interação social. Nós promovemos muito essa interação social entre os concurseiros, porque se você quer se tornar um dançarino bom, você deve andar com bons dançarinos. Se você quer se tornar um concurseiro bom, você tem que estar em contato com concurseiros”, exemplifica Sérgio.

A interação social é um ponto importante no desenvolvimento do método e, de acordo com Sérgio, garante bons resultados.


Sérgio Roberto falou ainda sobre outro aspecto importante que deve ser trabalhado para que haja resultados positivos na participação em um concurso público. Mais do que os estudos, um ponto primordial para o sucesso nos concursos públicos, e que muitas vezes é negligenciado, é a construção do trabalho psicológico.


“Eu diria que a principal coisa que atrapalha os alunos é o desconhecimento da realidade. Quando a pessoa começa a estudar para concurso, ela acha que vai resolver a vida dela em seis meses. Essa não é a realidade dela, assim como não foi a minha e não é a realidade da maioria”, afirma Sérgio Roberto.

O defensor público relembra que qualquer trabalho sério que envolve concurso público e educação é um trabalho para longo prazo.


“Quando eu falo de um trabalho para longo prazo, quero dizer um trabalho para um ano, três anos, cinco anos; qualquer coisa antes disso para mim vai ser uma surpresa muito grande. Existe ainda o contraponto que são as pessoas que acham que vão resolver em três meses e vão com muita sede ao pote e querem estudar seis horas, oito horas, às vezes 10 horas por dia. E essa também não é a realidade da maioria”, diz Sérgio.

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

De acordo com Sérgio, o que precisa ser feito é trabalhar o equilíbrio e manter a constância no que se propõe a fazer para manter a rotina até se conquistar o objetivo final.

“Encare isso como uma caminhada de 2.400 quilômetros. Se você caminhar 6 quilômetros todos os dias, completará a jornada de maneira tranquila, em determinado período. Mas, se no início tentar caminhar 20 ou 15 quilômetros por dia, o que vai acontecer é que, em poucos dias, você não conseguirá mais caminhar”, explica o defensor.

Sérgio também falou das maneiras que o Instituto de Medicina e Psicologia Integradas pode contribuir para que o concurseiro mantenha constância e equilíbrio, gerando, como consequência, a diminuição do número de desistências ao longo do processo.

“Assim como um grande time de futebol precisa ter um departamento médico, o IMPI pode entrar com essa parte do auxílio médico-psicológico”, completou Sérgio Roberto.

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Para entender mais sobre o método Jus-Jitsu e a importância do trabalho psicológico, nesta jornada até a aprovação em concurso público, assista à entrevista completa com Sérgio Roberto no canal do Youtube do O Panorama.

IMPI–Instituto de Medicina e Psicologia Integradas
RT: Dalmo Garcia Leão CRM 4453

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile