Brasil

Paciente canta e toca violão durante cirurgia para retirada de tumor cerebral

O produtor musical e fonográfico Maurício Stemberg descobriu que tinha um tumor no cérebro no início de junho e algumas semanas depois foi submetido à cirurgia

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um produtor musical e fonográfico de 55 anos, Maurício Stemberg, surpreendeu os médicos ao tocar violão e cantar durante uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro, realizada no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba. O objetivo era garantir que as áreas cerebrais responsáveis pela linguagem não fossem afetadas pelo procedimento.

Maurício descobriu que tinha um tumor cerebral no início de junho, após ter convulsões e ser encaminhado para uma unidade de pronto atendimento. Os exames mostraram uma alteração no seu cérebro e ele foi transferido para o Hospital Universitário Cajuru, onde foi diagnosticado com um tumor localizado em uma região crítica para a comunicação.

O neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo explica que, nesses casos, é necessário fazer testes de linguagem durante a cirurgia, para avaliar se o paciente está preservando a fala e a compreensão. “O paciente não sente dor, pois o tecido cerebral não tem inervação sensitiva. Apenas as regiões da pele e músculos recebem anestesia local”, esclarece.

Para realizar os testes, o médico optou pela música, por ser uma atividade que faz parte da rotina do paciente, principalmente por ele ser um músico profissional. “A escolha pela música é em razão de ser uma atividade que faz parte da rotina do paciente, principalmente por ele ser um músico profissional.”

Maurício conta que a música está presente na sua vida desde a infância, influenciado pelo pai, cantor boêmio, e pelos tios que trabalhavam na área. “A partir dali, comecei a tocar e cantar, me tornando também compositor e arranjador. Ao passar dos anos, estudei produção musical para atuar profissionalmente e abri meu próprio estúdio”, relata.

Ele define como “excepcional” a experiência de passar por uma cirurgia delicada, acordado e tocando: “Fiquei muito feliz por realizar o procedimento acordado e tocando violão, um instrumento que faz parte da minha vida. Isso só me trouxe mais confiança de que teria a alta sem sequelas.”

A cirurgia foi realizada no dia 26 de julho e foi um sucesso. Maurício se recupera bem e não apresenta nenhuma sequela na fala ou na audição. “Sem sequela alguma tanto para cantar, quanto para tocar instrumentos”, comemora.

Veja o vídeo abaixo:

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Video-2023-08-11-at-17.42.02.mp4

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile