Educação

Período de inscrição do Fies para este 2ª semestre de 2020 é adiado e não tem novas datas divulgadas

Publicado

on

Foto: Site Fies

Foi informado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (21), o adiamento do início das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste 2ª semestre de 2020. A data para a inscrição no programa estava prevista para esta terça (21), no entanto, a pasta informou em nota que não há ainda uma nova data para o processo. 

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies) é um programa do governo que tem por objetivo financiar a faculdade de estudantes que não possam arcar com as mensalidades de uma graduação. 

Com a atualização do Fies, o MEC dividiu os tipos de financiamento em três modalidades: 

  • Modalidade Fies I: Um financiamento concedido diretamente do governo ao estudante, este terá um baixo custo e juros zero para pagar assim que se graduar. Esta modalidade é destinada para estudantes que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos.
  • Modalidade Fies II: Financiamento oferecido por instituições financeiras (bancos) que utilizam recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para fornecer o benefício aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste custeados. As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.
  • Modalidade Fies III: Destinada também para estudantes que tenham renda  familiar mensal de até cinco salários mínimos. No entanto, é voltada para todas as regiões do Brasil e o financiamento concedido será custeado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.

Segundo edital divulgado pelo MEC, os candidatos deveriam realizar a inscrição entre os dias 21 e 24 de julho no site oficial do Fies. 

De acordo com Ministério da Educação, após a definição de uma nova data para as inscrições, os candidato deverão criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal.

De acordo com o edital, podem se candidatar:

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
  • Alunos que possuam renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

Estudantes contemplados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem participar.

Por Willian Netto – Edu Notícias

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile