Educação

Presidente dos EUA volta a argumentar sobre a reabertura das escolas no país e agrava a visão dos educadores sobre ele

Trump afirma que ‘aprender por um laptop não é bom’ e estabelece regras para retorno das aulas

Publicado

on

Foto: Rick Bowmer/Associated Press

Nesta semana, o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir a reabertura de escolas em todo o país, fechadas devido a pandemia do Covid-19. Para reforçar o pedido, o republicano utilizou dados da Associação Nacional de Educação para fortalecer o argumento de que as atividades remotas impactam de forma negativa nas habilidades de leitura e cálculo dos alunos. 

“Nós vimos que aprender por um laptop não é bom”, afirma Trump.

Em coletiva, o presidente destacou algumas recomendações para reabertura das escolas:

  • Assegurar que todos os estudantes, professores e funcionários conheçam os sintomas da Covid-19;
  • Pedir a todos na escola que monitorem sua saúde a cada manhã, antes de ir a escola;
  • Encorajar a higiene frequente das mãos;
  • Evitar grandes aglomerações em espaços fechados;
  • Manter padrões de higiene e ventilação nas salas de aula, com janelas abertas quando possível;
  • Pedir o distanciamento social, principalmente de pessoas com maior risco;
  • Encorajar o uso de máscaras quando não for possível o isolamento;
  • Colar instruções pela escola sobre higiene e distanciamento.

Reabertura das escolas e oposição dos educadores e pais 

De acordo com o The New York Times, em junho, com a crise do coronavírus parecendo atingir uma calmaria nos Estados Unidos, professores e pais em todo o país finalmente começaram a se sentir otimistas sobre a reabertura das escolas no outono. Voltar para a sala de aula parecia possível. 

Na mesma época, o número de casos de infecção por coronavírus começou a aumentar novamente em grande parte do país. Nas semanas seguintes, centenas de distritos – incluindo quase todos os maiores sistemas escolares do país, junto com dezenas de distritos rurais e suburbanos – reverteram o curso e decidiram começar o ano letivo com instrução remota.

Ainda segundo o jornal, uma pesquisa de julho da Education Week descobriu que cerca de 60 % dos educadores disseram que a pandemia havia piorado a visão referente a Trump, que já se saiu mal com grande parte desse grupo. 

Em outro estudo recente feito pelo Washington Post, revelou que os pais desaprovam a maneira como Trump lidou com a reabertura de escolas por uma maioria de dois terços . E uma nova pesquisa do Gallup, o levantamento mostrou que menos pais desejam que seus filhos voltem aos prédios da escola agora do que na primavera.

Muitos professores e seus poderosos sindicatos disseram que viam a linguagem de Trump como agressiva, teimosa e fora de sintonia com a realidade de que o vírus estava se alastrando por suas comunidades, muitas vezes em estados vermelhos (nome dado a regiões com grande número de infecção).

Por Willian Netto, com informações do The New York Times – Edu Notícias

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile