conecte-se conosco

Brasil

Quando devo me consultar com um psiquiatra?

Você sabe se precisa se consultar com um psiquiatra e qual o momento certo? Ainda se acredita, em pleno século XXI,
que o psiquiatra é só “médico de loucos”.

Foto: Freepik

Muitas pessoas consideram uma ofensa pessoal ser encaminhadas por familiares, professores, médicos e psicólogos a consultar um psiquiatra. “Mas eu não sou maluco, não sou louco” é o primeiro protesto.

Hoje em dia as pessoas levam um ritmo de vida muito acelerado; sintomas como ansiedade e estresse, por exemplo, estão presentes todo o tempo, associados a problemas familiares, pressões no trabalho, dificuldades financeiras, à violência que tendem a causar nas pessoas insegurança e medo. Todos esse fatos causam um desequilíbrio e podem ser muitas as formas de apresentação dos sentimentos que as pessoas passam a experimentar como, por exemplo, fadiga, cansaço, distúrbio do sono, dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, alterações da memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão, esgotamento profissional, perda de libido, crises de choro, visão turva, ouvir vozes; sensação de a pessoa estar sendo vigiada, seguida; mania de arrancar os cabelos, comer compulsivamente, comprar compulsivamente, medo de estar em lugares públicos, uso abusivo de álcool, uso de drogas, pensamentos suicidas, pensamentos homicidas, uso nocivo e abusivo de internet, jogos patológicos, compulsão sexual e ciúme patológico.

Todos os transtornos neurais têm uma característica em comum: fazer sofrer. Tanto o paciente quanto quem está a sua volta sofrem com a doença.

Só se percebe a doença através dos prejuízos que ela provoca e quando impede a pessoa de ter uma vida com qualidade. Mas é possível viver melhor com a ajuda profissional especializada.

A psiquiatria (do grego psyché = alma + iatria = Tratamento Médico) é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, a atendimento, o diagnóstico e a reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam eles de forma orgânica ou funcional e em manifestações psicológicas severas.

Nossa função profissional como Psiquiatras é promover saúde mental e física, cujo resultado pode ser visto no sorriso das pessoas que ganharam uma nova oportunidade para escreverem a história de suas vidas.

Por: Alfonso Paz

IMPIInstituto de Medicina e Psicologia Integradas

RT: Dalmo Garcia Leão CRM 4453

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Brasil

Mecânico é indiciado por vender carros de clientes sem autorização em Contagem

As investigações revelaram que ele cometeu o crime desde 2020 e repassava os veículos para desmanches

Publicado

on

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o envolvimento de um mecânico de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em um esquema de venda de carros de clientes sem autorização. O homem de 44 anos foi indiciado por estelionato, após ser acusado de vender veículos que foram deixados em sua oficina para conserto.

O caso teve início em outubro, quando uma vítima registrou queixa na delegacia. Ela havia deixado seu Ford Ka na oficina para reparos, mas, ao tentar retomar o carro, descobriu que ele havia sido vendido para uma terceira pessoa, sem o seu consentimento. O mecânico tentou justificar a situação com desculpas, mas a vítima descobriu, por meio de notificações da CNH Digital, que o carro havia sido vendido e imediatamente procurou o responsável, que acabou confessando o crime.

O inquérito revelou que o mecânico vinha realizando esse golpe desde 2020. Em diversos casos, ele usava a confiança dos clientes para negociar a venda de veículos sem o conhecimento deles, oferecendo preços mais baixos para depois revendê-los a um valor superior. Muitos dos carros, especialmente os populares, foram enviados para desmanches, dificultando sua recuperação.

De acordo com a Polícia Civil, o mecânico também utilizava estratégias para se proteger de denúncias, acusando suas vítimas de ameaças sempre que tentavam cobrar pelos veículos. Ele usava essa tática para desviar a atenção das autoridades e manter a reputação de ser um bom profissional.

Apesar de não ter antecedentes criminais e de não ter sido preso em flagrante, o mecânico não poderá mais exercer a profissão de mecânico, nem se aproximar de oficinas mecânicas. Ele deverá cumprir medidas cautelares, como se apresentar periodicamente à Justiça. O homem foi indiciado por estelionato, com pena de até cinco anos de prisão. A Polícia Civil segue investigando o caso, com a abertura de um novo inquérito para rastrear os desmanches que compraram os veículos roubados.

Continue lendo

Economia

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda; veja quem recebe

Consulta já está disponível, e pagamentos totalizam mais de R$ 558 milhões, com prioridade para idosos, professores e contribuintes em áreas de calamidade

Publicado

on

A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira (22) a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente a novembro de 2024. Os pagamentos, que totalizam R$ 558.822.664,11, serão realizados no próximo dia 29 de novembro.

No total, 221.597 contribuintes receberão as restituições. Entre eles, há grupos com prioridade legal:

  • 4.802 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.570 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 88.246 contribuintes que optaram pela Declaração Pré-Preenchida ou pelo recebimento via Pix também foram contemplados. Outros 73.151 contribuintes não prioritários receberão a restituição neste lote.

Também serão pagos 8.643 restituições a pessoas em áreas de calamidade no Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas de abril e maio.

Como consultar

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.

Os contribuintes podem verificar a situação da declaração de forma simplificada ou detalhada. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar pelo Portal e-CAC, na aba “declarações e demonstrativos”, opção “solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Continue lendo

Brasil

Passageiro incendeia ônibus com 40 pessoas e veículo é destruído em SP

Ônibus com 40 pessoas a bordo é incendiado após homem provocar chamas no banheiro; ninguém ficou ferido

Publicado

on

Um ônibus que fazia o trajeto São Paulo–Curitiba foi consumido por um incêndio na manhã desta sexta-feira (22/11), em Cajati, no sul de São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fogo começou por volta das 5h30, quando um passageiro se trancou no banheiro do veículo e ateou fogo.

Testemunhas relataram que os ocupantes arrombaram a porta e retiraram o suspeito, mas as chamas já haviam se espalhado, destruindo o ônibus. Felizmente, todos os 40 passageiros conseguiram sair em segurança.

Após o ocorrido, o homem fugiu, mas foi localizado pela polícia em um posto de gasolina a cerca de 3 km do local. Ele foi preso e levado ao plantão da Polícia Civil de Cajati, onde será autuado por incêndio criminoso.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama