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Brasil

São Paulo recebe mais 2 milhões de doses da CoronaVac

Butantan já detém 3,12 milhões de doses disponíveis para uso imediato

Covid-19: DF vai aplicar 10 mil testes rápidos na população
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Um novo lote de 2 milhões de doses prontas da vacina CoronaVac contra o novo coronavírus (covid-19), desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, chegou na manhã de hoje (18) à capital paulista. É o terceiro e maior lote de vacinas que chega à América Latina, até o momento. O lote veio de Pequim, na China. 

Com o recebimento do lote, o Butantan já detém 3,12 milhões de doses disponíveis para uso imediato tão logo haja autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A produção local também já começou, com a chegada de matéria-prima para envase e rotulagem na fábrica de imunizantes do instituto.

“Temos 3,120 milhões de doses nos nossos estoques e até 15 janeiro teremos nove milhões já prontas para uso. É a primeira vacina em solo nacional, a primeira que está sendo produzida no Brasil e na América Latina. Semana que vem teremos mais vacinas chegando. Essa é a nossa função, trazer a vacina para que ela possa ser usada o mais rápido possível “, disse o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

De acordo com o Instituto, a conclusão do estudo clínico da vacina será divulgada no próximo dia 23 para agilizar os trâmites de certificação na Anvisa e demais órgãos internacionais de saúde. A divulgação atende à recomendação do comitê internacional independente que acompanha a pesquisa. A fase três do estudo clínico no país se encerra ainda esta semana, já que o patamar ideal de 154 voluntários com diagnóstico positivo de coronavírus foi superado.

Por: Agência Brasil

Saúde

Superfungo Candida Auris é identificado em hospital de Belo Horizonte

Dois pacientes seguem internados em Belo Horizonte após infecção por “superfungo” Candida auris; 24 outros casos estão sendo investigados

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Quatro casos do fungo Candida auris, conhecido como “superfungo”, foram confirmados no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) divulgaram a informação nesta semana. Dois dos pacientes infectados já receberam alta, enquanto outros dois permanecem internados.

Além das confirmações, 24 casos suspeitos estão sendo investigados, e 11 casos foram descartados, com nove pacientes já liberados. O monitoramento e os testes estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Candida auris é um fungo emergente, resistente a quase todos os medicamentos antifúngicos, o que o torna especialmente perigoso em ambientes hospitalares. Identificado pela primeira vez no Japão, em 2009, ele se espalha facilmente e é difícil de diagnosticar, podendo causar infecções graves e até mesmo levar à morte. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado em 2021.

O Hospital João XXIII adotou medidas rigorosas de controle, como isolamento dos pacientes infectados, uso de equipamentos de proteção e higienização intensiva para evitar a propagação do fungo. A SES-MG também reforça a importância de seguir os protocolos de segurança para evitar novos casos e proteger profissionais e pacientes.

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Brasil

Navio naufragado do século XIX reaparece com a seca do Rio Madeira

A seca no Rio Madeira revelou os destroços de um navio do século XIX, encalhado no Pedral do Marmelo, no Amazonas. É a primeira vez que os restos da embarcação aparecem por completo

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Seco do rio madeira revela navio do século xix naufragado

Uma grave seca no Rio Madeira trouxe à tona os restos de um navio que especialistas acreditam ter naufragado no século XIX. Os destroços da embarcação foram encontrados na passagem do Pedral do Marmelo, no município de Manicoré, no interior do Amazonas.

Na última quarta-feira (16), o nível do rio atingiu 10,53 metros, conforme registros da Defesa Civil. A crise ambiental enfrentada pelo Amazonas em 2024 já afeta mais de 800 mil pessoas, sendo considerada a mais severa em décadas.

De acordo com relatos de ribeirinhos, essa foi a primeira vez que os destroços do navio apareceram de forma tão completa. Marinheiros e pescadores que navegaram pela região na última semana de setembro tiveram a oportunidade de observar a embarcação.

O doutor em história social Caio Giulliano Paião destacou que, embora não seja possível identificar com precisão a embarcação, as características dos destroços sugerem que se trata de um navio conhecido como “chata”, típico da construção norte-americana, projetado para navegação em áreas rasas. Ele acredita que o navio data da segunda metade do século XIX ou início do século XX, citando possíveis nomes de embarcações que se encaixam nesse perfil, como os vapores “Içá” e “Canutama”, e a lancha “Hilda”.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Beatriz Calheiros, comentou que, apesar da relevância histórica, a embarcação ainda não foi reconhecida oficialmente como patrimônio cultural, o que exige um processo formal.

Marinheiros locais relataram que, em secas anteriores, apenas partes dos destroços eram visíveis e muitas vezes confundidas com pedras. Claudiomar Araújo, chefe de máquinas de uma empresa que opera balsas na região, afirmou que, após anos de trabalho no local, esta é a primeira vez que o navio aparece em sua totalidade.

André Luiz Pinheiro, um ribeirinho da área, expressou sua alegria ao ver os destroços, lembrando-se das histórias que ouviu de seu avô sobre a embarcação que transportava borracha e minério. Ele destacou que, embora tenha crescido ouvindo relatos sobre o navio, nunca tinha visto os destroços até agora.

A seca deste ano também revelou outros itens históricos, como as ruínas do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, que emergiram com a descida do Rio Solimões. O forte, construído no século XVIII, desempenhou um papel crucial na dominação portuguesa na região durante um período de rivalidade com a Espanha. Em agosto, dois canhões usados para proteger o forte foram avistados quando o nível do rio caiu para 49 centímetros, evidenciando a intensidade da seca, a pior em 42 anos.

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Ciência e Tecnologia

Combustível do futuro estará em debate no Frotas & Fretes Verdes do Instituto Besc

O hidrogênio verde, que recentemente recebeu um aporte do governo federal, será debatido na edição de 2024 do seminário internacional realizado pelo Instituto Besc

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Foto: Reprodução

A edição de 2024 do seminário internacional Frotas & Fretes Verdes (FFV) está previsto para ocorrer em São Paulo, no dia 29 de outubro. O simpósio realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia colocará em pauta a descarbonização e entre as soluções viáveis, o combustível do futuro: o hidrogênio verde. 

Recentemente, o governo federal anunciou uma série de programas voltados para o desenvolvimento da produção do hidrogênio verde. O porto localizado no estado do Ceará, em Pecém, poderá movimentar 6 bilhões de dólares com uma planta que deve gerar cerca de 2 GW.

O hidrogênio verde pode colocar o Brasil como protagonista neste momento em que o mundo busca novas alternativas além dos combustíveis fósseis. Esse e outros assuntos estarão em pauta no FFV 2024.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será o presidente de honra da edição do simpósio e deverá estar presente na cerimônia de abertura. Além dele, estarão na solenidade: Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc; Vicente Abate, presidente da ABIFER, representando a ABIFER e a FIESP; Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, representando os apoiadores; Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA; Valter de Souza, Diretor de Relações Institucionais da CNT, representando os Conselheiros e José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL, representando os Patrocinadores.

Após a abertura, o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024 será entregue aos vencedores das cinco categorias: Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, Executivo Destaque, Influenciador para Mobilidade Sustentável, Pesquisador Individual e Startup para a Indústria 4.0.

Na sequência do evento, as sessões com os especialistas do poder público, das empresas e instituições de conhecimento irão se revezar no debate em busca de soluções mais sustentáveis e eficientes.

Programação

11h30 – Sessão 1: Descarbonização na prática
14h30 – Sessão 2: Futuro da Mobilidade: Hidrogênio de Baixo Carbono e Inovação em Infraestrutura

16h – Sessão 3:  Desenvolvimento Sustentável em Materiais e Tecnologias de Propulsão 

17h30 – Sessão 4: : Inovações em Energia Sustentável e Tecnologias de Transporte

XIII Frotas & Fretes Verdes

Quando: 29 de outubro
Local: FIESP, São Paulo – SP
Canal do Instituto Besc no YouTube

Mais informações:  https://institutobesc.org/ 

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