Saúde

Sexo pode aliviar a congestão nasal, diz estudo

Estudo feito por pesquisadores alemães e britânicos descobriu que o sexo produz efeito semelhante a descongestionantes nasais

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um estudo realizado por pesquisadores da Alemanha e do Reino Unido mostrou que o sexo pode ser um aliado contra a congestão nasal, um sintoma comum das doenças respiratórias que afetam muitas pessoas no inverno. A pesquisa, que recebeu o Prêmio IgNobel de medicina em 2021, comparou os efeitos do orgasmo e de um spray nasal descongestionante na respiração dos participantes.

O estudo envolveu 18 casais heterossexuais que tiveram relações sexuais até atingirem o orgasmo e mediram a passagem de ar pelo nariz em cinco momentos diferentes: antes, logo após, 30 minutos, uma hora e três horas depois do ato sexual. No dia seguinte, eles repetiram o procedimento usando um spray nasal em vez de fazerem sexo.

Os resultados, publicados no periódico Ear, Nose & Throat Journal, indicaram que o orgasmo melhorou significativamente a inspiração pelo nariz, com um efeito semelhante ao do spray nasal. No entanto, essa melhora durou apenas 60 minutos, sugerindo que o sexo pode ser uma solução temporária para a congestão nasal.

Os autores do estudo afirmaram que o orgasmo pode ter um efeito descongestionante por causa da liberação de adrenalina, um hormônio que contrai os vasos sanguíneos e reduz o inchaço das mucosas nasais. Eles também destacaram que o sexo pode trazer outros benefícios para a saúde, como reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile