Entretenimento

Silva lança novo álbum ‘Cinco’ e dá detalhes exclusivos da produção; veja

Em produção analógica, Silva entrega para os fãs 14 faixas no novo álbum com participação de Anitta e Criolo

Publicado

on

Foto: Reprodução/Instagram

Com 14 faixas e participação de Anitta, Criolo e João Donato, o novo álbum do cantor Silva, ‘Cinco’, chegou às plataformas digitais na última quinta-feira (10) e marca a carreira do artista pela mistura de ritmos e horas dedicadas ao trabalho.

Até desaguar em ‘Cinco‘, décimo álbum da carreira, o quinto de inéditas, onde viaja da MPB ao Soul Music e Ska, com escalas na Bossa Nova, Jazz e samba, Silva trilhou pela vertente indie pop, carregada de violino e piano. Além de tocar e cantar com Fernanda Takai e Lulu Santos, gravou com Marisa Monte, e duetou com Ludmila e Ivete Sangalo.

Cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista, neste lançamento de 2020, Silva foi além e decidiu produzir e mixar inteiramente o álbum de forma 100% analógica. Em entrevista ao O Panorama, o artista capixaba relatou o processo de criação do disco e deu detalhes da produção com Anitta e Criolo.

O significado de ‘Cinco’

A começar pelo nome do álbum, carregado de sentido, ‘Cinco’ representa Silva, com cinco letras, e também o seu primeiro nome, Lúcio, com a mesma quantidade de caracteres. “‘Cinco’ é mãe Oxum, a me lavar com suas águas, é o número de vezes que já me apaixonei nessa vida e é as vezes que fui a Salvador no último ano”, contou.

Repleto de ritmos, o álbum, para Silva, representa um novo ciclo da própria identidade como pessoa e artista. Produzido em meio à pandemia da covid-19, as novas músicas carregam a esperança de dias melhores para o mundo. “Quando comecei o álbum, era o comecinho da pandemia. Já tinha músicas compostas, mas comecei a produzir quando já estava rolando”.

Imerso no tédio proporcionado pelo isolamento social, Silva conta que não gostaria de expressar esse sentimento nas músicas e, como consequência, gerar angústia no público. Por isso, buscou trazer nesse novo álbum energia positiva. “Busco, com as minhas ideias, esse lugar longe daqui. Eu amo ouvir que a minha música levou leveza para alguém, mas eu também faço isso para mim. Preciso disso”.

“A música que finaliza o disco, que é um samba, assim como todas as outras, é sobre isso: algo que queremos viver, dias melhores. Vibra sentimentos bons, coisas que gosto, momentos que queremos viver”.

A produção do disco

De forma independente, ‘Cinco’ revela para o público mais do artista Silva do que nunca. Já que a produção e mixagem de todas as músicas têm a sua assinatura e, ao todo, foram 580h dedicadas ao estúdio. “Nunca gastei tanto tempo em um disco. Então acho que consegui chegar em todas as intenções que queria para esse momento”.

‘Cinco’ em produção | Foto: Reprodução/Twitter

Neste disco novo, as baterias foram gravadas de verdade, assim como o som do baixo, da guitarra e da voz, de maneira analógica. “Não usei bases prontas, nada de computador. Ele é todo feito no estúdio. Tem sintetizadores, mas os de verdade mesmo, que é um luxo”.

Silva conta que fazer a gravação desse tipo de som, de forma real e natural, era um sonho para ele. “Eu sempre quis fazer desta forma, mas nunca pude. Tinha esse som na cabeça, desde que eu comecei a ser artista. Gosto muito deste tipo de música porque acredito que elas envelhecem bem, sabe? Vai mais perto do clássico”, explicou.

Participações especiais

Anitta

Com participação de Anitta, o hit ‘Fica Tudo Bem’, de Silva, lançado em 2018, atingiu a marca de 43 milhões de visualizações no Youtube. Quase como um abraço calmo e doce, o número apenas reafirma o sucesso do casamento das vozes de Anitta e Silva. Após o triunfo, agora, os artistas repetem a dose e embarcam em uma nova melodia: ‘Facinho’.

A 7º faixa do álbum ‘Cinco’ reflete a nova aposta de Silva. Composta por um ritmo dançante, mas sem perder a doçura e leveza característica das músicas anteriores, o dueto mescla um “Ska meets MPB rasgado e para cima”. “Quando fiz ‘Facinho’ achei a cara dela [Anitta]. Fiquei um pouco receoso, porque nosso primeiro feat era relativamente recente, mas, quando mandei, ela adorou e me devolveu a voz em cinco dias”.

“Adoro Anitta por isso, ela é dedicada e muito profissional”, afirmou Silva.

Criolo

Além de Anitta, o rapper Criolo também caiu no ritmo de Silva e emplacou a penúltima faixa do novo disco: ‘Soprou’. Ao O Panorama, Silva contou que o convite para a participação foi feito no réveillon de 2019 para 2020. “Do jeito dele, ele me falou ‘não vamos ficar combinando, quando você tiver algo me manda’. E quando surgiu ‘Soprou’, não pensei em outra pessoa, ele adorou a música e ainda compôs aquela segunda parte. Eu amei”, contou.

O que vem por aí?

Gravado na Bahia, o primeiro clipe de ‘Cinco’ é do single ‘Sorriso de Agogô’. Segunda canção do álbum, a faixa foi mostrada ao público em novembro e cita o tradicional instrumento do samba com uma pegada de MPB suave.

Ainda trabalhando na divulgação do novo álbum, Silva já cogita os próximos planos para ‘Cinco’. “Se eu pudesse, faria clipe das 14 faixas. Mas claro que isso é muito difícil, envolve investimento de tempo e dinheiro. Mas a ideia é ter mais clipes ano que vem”, revelou o artista.

Silva concluiu o papo com O Panorama ao enviar um recado para os fãs e admiradores de seu trabalho.

“Espero do fundo do meu coração que esse disco traga só bons sentimentos, que todos consigam sentir a leveza que quis transmitir”.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile