Mundo

Dilma rebate crítica por viajar de 1ª classe: “Sou presidente de banco”

A ex-presidente Dilma Rousseff comanda o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, com sede na China

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um vídeo em que a ex-presidente Dilma Rousseff responde a uma passageira que a questiona por viajar de primeira classe em um voo viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (13/12). No registro, Dilma afirma que é presidente de um banco internacional e que tem direito a esse benefício. A declaração gerou reações de apoio e de repúdio entre os internautas, especialmente entre os simpatizantes e os opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de novembro.

No vídeo, que foi gravado por outro passageiro, é possível ouvir uma mulher dizendo “De primeira classe…” ao se aproximar de Dilma, que estava sentada em uma poltrona na parte dianteira da aeronave. A ex-presidente, então, responde: “Lógico, querida. Eu sou presidente de banco, querida”. A mulher se afasta sem dizer mais nada, enquanto Dilma continua a falar com outra pessoa ao seu lado.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais por vários usuários, que expressaram suas opiniões sobre a atitude de Dilma. Alguns elogiaram a ex-presidente por se defender da provocação e por ocupar um cargo de prestígio no cenário internacional. Outros criticaram a ex-presidente por ostentar um privilégio que contrasta com a situação econômica e social do Brasil, que enfrenta uma grave crise, agravada pela pandemia de covid-19.

Entre os críticos, se destacaram os apoiadores de Bolsonaro, que acusaram Dilma de arrogância e de incompetência. Um deles foi o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que usou o termo “Dilmarrogância” para se referir à ex-presidente. “Quase quebrou o Brasil, mas agora posa de presidente de banco internacional, como se fosse por sua competência”, escreveu o parlamentar em seu perfil no Twitter.

Dilma Rousseff foi indicada por Lula para presidir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco dos Brics, em dezembro de 2022. O NBD é uma instituição financeira criada pelos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. A sede do banco fica em Xangai, na China, e o mandato de Dilma vai até julho de 2025.

Veja o vídeo abaixo:

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2023/12/N9-75mo4gMOL7myY.mp4

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile