Esportes

Torcedora argentina é presa por racismo no Maracanã

A mulher foi acusada de racismo contra uma funcionária de uma empresa que presta serviços no estádio. De acordo com testemunhas, a vítima foi chamada de ‘pedaço de macaco’.

Publicado

on

Foto: Reprodução

O jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, foi marcado por cenas de violência e racismo no estádio do Maracanã, na noite desta terça-feira (21). Uma torcedora argentina foi presa por ofender uma funcionária do estádio com injúria racial, chamando-a de “pedaço de macaco”. Além disso, uma briga generalizada entre as torcidas dos dois países atrasou o início da partida em 27 minutos.

A confusão começou durante a execução dos hinos nacionais, quando não havia nenhuma separação entre os torcedores brasileiros e argentinos no setor Sul do estádio, atrás de um dos gols. Segundo testemunhas, houve provocações e agressões entre os fãs das duas seleções, que arrancaram e arremessaram assentos nas arquibancadas. A polícia militar interveio com violência, usando bastões para conter os ânimos.

A ação policial provocou pânico em outra parte da torcida brasileira, que ficou esmagada e tentou fugir pulando o muro e entrando no campo. Os jogadores das duas equipes, que já estavam em campo, perceberam a situação e correram para tentar acalmar os torcedores. Os argentinos, inclusive, chegaram a ir para o vestiário e pediram 15 minutos para que a situação se normalizasse.

No total, pelo menos oito torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio, e dois precisaram de atendimento médico em função da briga. A torcedora argentina acusada de racismo foi encaminhada e ouvida por autoridades brasileiras. Durante o jogo, policiais fizeram uma barreira humana no setor Sul para separar as duas torcidas.

O comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádio, coronel Vagner Ferreira, culpou a organização da partida pela ausência de separação entre as torcidas. Ele acredita que a polícia agiu de forma correta e técnica, sem usar material não letal, como balas de borracha ou gás.

O jogo terminou com a vitória da Argentina por 2 a 1, com gols de Messi e Lautaro Martínez. Neymar descontou para o Brasil.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile