Economia

Trabalhadores nascidos em maio e junho recebem hoje abono salarial

Calendário de liberação segue mês de nascimento ou fim do Pasep

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José Cruz/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (17), os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio e junho recebem o abono salarial ano-base 2021, de acordo com o Programa de Integração Social (PIS) ou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento para os trabalhadores da iniciativa privada, enquanto para os servidores públicos, militares e empregados de estatais, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS.

O benefício é pago aos trabalhadores inscritos nos programas há, pelo menos, cinco anos e que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O abono salarial pode chegar a um salário mínimo e estará disponível até 28 de dezembro. Após essa data, os recursos voltam para o governo.

Neste lote, 4.694.323 trabalhadores receberão R$ 4,71 bilhões, sendo 4.139.132 do PIS e 555.191 do Pasep. Além disso, 1.383.694 trabalhadores nascidos de janeiro a abril que não foram contemplados nos dois lotes anteriores também receberão o benefício após a Dataprev, estatal responsável pelo cadastro de trabalhadores, reprocessar os dados e liberar o abono salarial. O valor pago a cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.

Ao todo, devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimento……….Data do pagamento

Janeiro e fevereiro………..15 de fevereiro

Março e abril………………15 de março

Maio e junho………………17 de abril

Julho e agosto……………15 de maio

Setembro e outubro………15 de junho

Novembro e dezembro…..17 de julho

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição Pasep….Data do pagamento

0……………………………..15 de fevereiro

1……….……….……………15 de março

2 e 3……….……….……….17 de abril

4 e 5……….……….………15 de maio

6 e 7……….……….………15 de junho

8 e 9……….……….………17 de julho

Abonos esquecidos

Cerca de 400 mil trabalhadores têm a chance de sacar o abono do PIS/Pasep referente a 2020, mesmo tendo perdido o prazo para retirada dos valores até 29 de dezembro do ano passado. Desde 15 de fevereiro, o Ministério do Trabalho está recebendo pedidos de recursos administrativos para a retirada dos recursos não sacados.

De acordo com informações do próprio Ministério do Trabalho, foram identificadas 399.975 pessoas que não sacaram o abono salarial de 2020, sendo que 120.947 deixaram de retirar o PIS e 279.028 não sacaram o Pasep. Esses números representam menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e cerca de 10% dos que têm direito ao abono do Pasep.

Os trabalhadores que se encontram nessa situação têm até cinco anos para fazer o pedido de recurso administrativo para a retirada dos recursos não sacados. As solicitações podem ser feitas de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet.

No caso da solicitação presencial, o pedido pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, o que inclui Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador. O endereço mais próximo pode ser encontrado na página da pasta na internet.

Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Já pela internet, o trabalhador pode solicitar a retirada dos valores não sacados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. No caso dos e-mails, o trabalhador deve enviar a solicitação para trabalho.uf@economia.gov, trocando “UF” pela sigla da unidade da federação onde reside.

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