Saúde

Transplante com células humanas restaura visão de macaco no Japão

O estudo pode abrir caminho para novos tratamentos de condições oculares como o buraco macular

Publicado

on

Macaco-japonês (Macaca fuscata)

Cientistas japoneses deram um passo significativo no tratamento de problemas visuais ao restaurar a visão de um macaco por meio de um transplante de células-tronco humanas. O experimento foi realizado por pesquisadores do Kobe Eye Hospital e publicado na revista Stem Cell Reports.

O estudo tem como foco o tratamento do buraco macular, uma condição que afeta a retina, causando visão turva e pontos cegos, e que atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos. A equipe criou uma folha de células retinais a partir de células-tronco humanas e a transplantou no olho de um macaco-japonês (Macaca fuscata), que sofria com a condição.

Após o transplante, o macaco apresentou melhora na visão, sugerindo o sucesso do procedimento. Embora o animal tenha mostrado sinais de rejeição nas primeiras semanas, a aplicação de esteroides controlou a resposta imunológica.

Michiko Mandai, autora do estudo, acredita que o risco de rejeição seria menor em transplantes entre humanos. Os pesquisadores encontraram, no local do transplante, novas células visuais essenciais para a visão de cores e noturna. Embora os resultados sejam promissores, mais estudos são necessários para garantir a segurança e eficácia em humanos.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile