Saúde

Uso de vapes pode levar a problemas oculares graves, alerta estudo

Segundo os pesquisadores, usuários de cigarros e vapes têm maior risco de sintomas oculares, independentemente da frequência do uso

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology revelou que o uso de cigarros e de vapes (cigarros eletrônicos) pode causar problemas oculares graves em adolescentes e jovens adultos. Os pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, analisaram a frequência e a gravidade dos sintomas de desconforto, dor, ardor, prurido, vermelhidão, secura, ofuscamento, visão embaçada, cansaço e dores de cabeça relacionados à visão em 4.351 americanos com idades entre 13 e 24 anos.

Os resultados mostraram que os usuários de cigarros e vapes apresentaram mais sintomas oculares do que os não usuários, independentemente da frequência do uso. Os sintomas mais comuns foram queimação/ardência, secura/sensação de areia e visão embaçada. Os pesquisadores sugerem que esses problemas podem ser causados pelo estresse oxidativo provocado pelo consumo de tabaco, que pode afetar a circulação sanguínea nos olhos.

O estudo alerta para os riscos à saúde ocular do uso de cigarros e vapes, especialmente entre os jovens, que são o principal público-alvo desses produtos. Os autores recomendam que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto e que sejam adotadas medidas de prevenção e controle do tabagismo.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que aquecem um líquido contendo nicotina e outros aditivos, produzindo um vapor que é inalado pelo usuário. Eles são comercializados como uma alternativa mais segura aos cigarros convencionais, mas ainda há muitas incertezas sobre seus efeitos a longo prazo. Desde 2014, os cigarros eletrônicos são o produto de tabaco mais usado entre os jovens nos Estados Unidos.

Os cigarros convencionais são feitos de folhas de tabaco enroladas em papel ou outro material. Eles contêm mais de 7 mil substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são nocivas e 69 são cancerígenas. O fumo do cigarro é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão e por diversas outras doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas.

A saúde ocular é uma das áreas afetadas pelo consumo de tabaco. Alguns dos problemas que podem surgir são catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e uveíte. Essas condições podem levar à perda parcial ou total da visão.

Por isso, é importante evitar o uso de cigarros e vapes e procurar ajuda médica se apresentar algum sintoma ocular. A prevenção é a melhor forma de preservar a saúde dos olhos e da visão.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile