Ela tem 81 anos, usa avental e saia de babados, mas na internet ela é uma guerreira de quimono curto, luvas pretas e máscara de presas. Essa é a história de María Elena Arévalo, mais conhecida como Mami Nena, a vovó gamer que virou um fenômeno nas redes sociais com seus vídeos de Free Fire, um dos jogos mais populares do mundo.
Mami Nena começou a jogar em 2020, depois que perdeu o marido, com quem foi casada por 56 anos. Para superar a solidão, ela contou com a ajuda do neto, Héctor Carrasco, de 20 anos, que a introduziu no universo dos games. Ele criou o usuário dela e a ensinou a jogar. “Depois fiquei animada. Começamos a jogar sempre que ele podia. Me senti melhor porque não pensava mais tanto no meu falecido marido”, disse ela à AFP.
No início, ela não queria machucar ninguém, mas logo se apaixonou pela adrenalina do jogo. Hoje, ela joga no nível Heroico, o segundo mais competitivo do Free Fire. Para chegar lá, ela treinou por um ano, cerca de duas horas por dia, três vezes por semana. Ela também deu o nome de Benito ao pássaro que acompanha sua personagem, em homenagem ao marido.
O talento e o carisma de Mami Nena chamaram a atenção dos internautas, que se tornaram seus fãs. No Youtube, ela tem quase 640 mil seguidores, e no TikTok, ela chegou a ter 4 milhões, antes de ser hackeada. Ela também foi reconhecida pelo próprio Free Fire, que a convidou para o aniversário da marca na Cidade do México, em 2022. Uma verdadeira estrela dos games!
Mas nem tudo é fácil para a vovó gamer. Ela sofre de esclerodermia, uma doença que endurece e enrijece a pele. Isso dificulta seus movimentos e sua respiração. Mesmo assim, ela não pensa em parar. “Adoro fazer isso. Vou continuar o mais longe que puder”, afirmou a vencedora.