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Washington Olivetto, o gênio da publicidade, morre aos 73 anos

Reconhecido por criar personagens emblemáticos como o “Garoto Bombril” e campanhas marcantes, Olivetto deixou um legado duradouro no setor publicitário

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Washington Olivetto, uma das figuras mais influentes da publicidade brasileira, faleceu aos 73 anos, neste domingo (13), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa Star para tratamento de uma infecção pulmonar e faleceu em decorrência de uma pneumonia e choque séptico, que levaram à falência múltipla dos órgãos.

Olivetto foi responsável por campanhas memoráveis, como a do “Garoto Bombril”, que se tornou um ícone da publicidade nacional, além da famosa campanha do “Primeiro Sutiã” para a Valisère, que conquistou prêmios e reconhecimento. Sua carreira começou aos 17 anos, quando ingressou no curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e, rapidamente, destacou-se como redator em uma agência, conquistando o Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes ainda em seu primeiro ano de atuação.

Nascido em setembro de 1951, em São Paulo, Olivetto era descendente de italianos e cresceu em uma família humilde. Ao longo de sua carreira, recebeu várias homenagens e se tornou um autor, publicando oito livros sobre sua trajetória e suas criações. Em 2017, mudou-se para Londres, mas frequentemente retornava ao Brasil para palestras.

Olivetto também enfrentou desafios, como o sequestro que sofreu em 2001, onde ficou em cativeiro por 53 dias. Sua morte foi lamentada por amigos e admiradores, e seu corpo será velado em uma cerimônia restrita a familiares e amigos.

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