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Brasil

Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao BC

São consideradas instituições com mais de 4 milhões de clientes

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Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O Banco Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados hoje (19) pelo Banco Central (BC). Para a elaboração do documento, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O conglomerado (banco e subsidiárias) do Banco Itaú ficou em segundo lugar e o conglomerado da Caixa Econômica Federal ficou em terceiro.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. O índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado proporcionalmente à quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Inter ficou com o índice de 111,52. As queixas contra o Itaú resultaram no índice de 31. E a Caixa ficou com índice 30,85. O Banco Inter tem 8.069.837 clientes, o Itaú tem 83.674.760, e a Caixa, 143.971.402.

ranking passou por uma mudança. Até outubro do ano passado, o BC incluía na lista principal as instituições com mais de 4 milhões de clientes. Após reclamações de que a metodologia prejudicava bancos médios e beneficiava grandes conglomerados, o órgão passou a incluir na lista principal apenas as dez maiores instituições do país, com pelo menos 8 milhões de clientes, e deixou o restante para uma lista secundária.

Queixas

De outubro a dezembro do ano passado, o BC recebeu 900 queixas consideradas procedentes contra o Banco Inter a maioria por “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.

O Itaú recebeu 2.594 reclamações, a maioria delas também sobre problemas com o crédito consignado. A Caixa recebeu 4.442, sendo a maior parte das reclamações sobre problemas com integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de internet banking.

Entre os dez principais bancos do país, o Santander, apareceu em quarto lugar no ranking com índice 29,91. Em seguida, na quinta colocação, vem o Banco do Brasil, com índice 22,63. Na sexta posição vem o Bradesco, com índice 16,96.

Principais problemas

A maioria das reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central decorreu de problemas na oferta ou na prestação de informação sobre crédito consignado (10.518), em operações de crédito (3.429) e em cartões de crédito (2.639). No total, o BC considerou procedentes 30.780 queixas de clientes contra os bancos no país.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC, e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando a reclamação chega ao Banco Central, é encaminhada para o banco, que tem prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Os canais de atendimentos do BC estão disponíveis na internet, pelo aplicativo BC+Perto, por correspondência, presencialmente ou pelo telefone 145.

Entretanto, o Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco, nas ouvidorias das instituições  e nos órgãos de defesa do consumidor.

Bancos

Agência Brasil entrou em contato com as três instituições financeiras mais citadas na lista principal, dos dez maiores bancos do país. Em nota, o Itaú Unibanco informou que trabalha de forma intensa e contínua na análise das reclamações registradas pelos clientes, de forma a identificar oportunidades de melhorias nos nossos processos, produtos e serviços. A instituição reiterou o compromisso com a satisfação dos clientes e disse estar sempre à disposição para resolver as demandas pelos diversos canais de atendimento.

A Caixa informou que usa as demandas registradas pelos seus clientes para a melhoria de processos, serviços e produtos. Segundo o banco, melhorias implementadas nos últimos meses têm resultado em redução nas reclamações relativas às plataformas e operações. A instituição também ressaltou que aumentou de forma exponencial a rede de atendimento durante a pandemia e empreendeu uma grande operação de pagamento de benefícios sociais nos últimos meses.

Em nota, o Banco Inter informou que “tem trabalhado continuamente para aperfeiçoar todos os seus canais de atendimento e que segue investindo em pessoas e em tecnologia para garantir a melhor experiência possível para seus quase 9 milhões de clientes”.

“Outra forma de avaliar a qualidade dos serviços do Inter é por meio do NPS (Net Promoter Score). Em outubro de 2020, a instituição atingiu a zona de excelência do seu NPS, com 82 pontos, o maior de todo o setor bancário. O índice mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e serviços e monitora toda a jornada na plataforma. O Inter esclarece ainda que a base comparativa usada pelo ranking (que engloba correntistas e não correntistas) não necessariamente retrata a realidade de quem é atendido pelas instituições. A plataforma reitera também o seu compromisso de estar junto aos clientes e o propósito de oferecer uma jornada completa, do banco ao shopping, digital e gratuita para todos”, completa a nota.

Matéria atualizada às 1901 do dia 19/01/2021 para acréscimo da posição da Caixa

Matéria atualizada às 11h21 do dia 20/01/2021 para acréscimo de posicionamento do Banco Inter

Por: Agência Brasil

Brasil

Navio naufragado do século XIX reaparece com a seca do Rio Madeira

A seca no Rio Madeira revelou os destroços de um navio do século XIX, encalhado no Pedral do Marmelo, no Amazonas. É a primeira vez que os restos da embarcação aparecem por completo

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Seco do rio madeira revela navio do século xix naufragado

Uma grave seca no Rio Madeira trouxe à tona os restos de um navio que especialistas acreditam ter naufragado no século XIX. Os destroços da embarcação foram encontrados na passagem do Pedral do Marmelo, no município de Manicoré, no interior do Amazonas.

Na última quarta-feira (16), o nível do rio atingiu 10,53 metros, conforme registros da Defesa Civil. A crise ambiental enfrentada pelo Amazonas em 2024 já afeta mais de 800 mil pessoas, sendo considerada a mais severa em décadas.

De acordo com relatos de ribeirinhos, essa foi a primeira vez que os destroços do navio apareceram de forma tão completa. Marinheiros e pescadores que navegaram pela região na última semana de setembro tiveram a oportunidade de observar a embarcação.

O doutor em história social Caio Giulliano Paião destacou que, embora não seja possível identificar com precisão a embarcação, as características dos destroços sugerem que se trata de um navio conhecido como “chata”, típico da construção norte-americana, projetado para navegação em áreas rasas. Ele acredita que o navio data da segunda metade do século XIX ou início do século XX, citando possíveis nomes de embarcações que se encaixam nesse perfil, como os vapores “Içá” e “Canutama”, e a lancha “Hilda”.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Beatriz Calheiros, comentou que, apesar da relevância histórica, a embarcação ainda não foi reconhecida oficialmente como patrimônio cultural, o que exige um processo formal.

Marinheiros locais relataram que, em secas anteriores, apenas partes dos destroços eram visíveis e muitas vezes confundidas com pedras. Claudiomar Araújo, chefe de máquinas de uma empresa que opera balsas na região, afirmou que, após anos de trabalho no local, esta é a primeira vez que o navio aparece em sua totalidade.

André Luiz Pinheiro, um ribeirinho da área, expressou sua alegria ao ver os destroços, lembrando-se das histórias que ouviu de seu avô sobre a embarcação que transportava borracha e minério. Ele destacou que, embora tenha crescido ouvindo relatos sobre o navio, nunca tinha visto os destroços até agora.

A seca deste ano também revelou outros itens históricos, como as ruínas do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, que emergiram com a descida do Rio Solimões. O forte, construído no século XVIII, desempenhou um papel crucial na dominação portuguesa na região durante um período de rivalidade com a Espanha. Em agosto, dois canhões usados para proteger o forte foram avistados quando o nível do rio caiu para 49 centímetros, evidenciando a intensidade da seca, a pior em 42 anos.

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Ciência e Tecnologia

Combustível do futuro estará em debate no Frotas & Fretes Verdes do Instituto Besc

O hidrogênio verde, que recentemente recebeu um aporte do governo federal, será debatido na edição de 2024 do seminário internacional realizado pelo Instituto Besc

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Foto: Reprodução

A edição de 2024 do seminário internacional Frotas & Fretes Verdes (FFV) está previsto para ocorrer em São Paulo, no dia 29 de outubro. O simpósio realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia colocará em pauta a descarbonização e entre as soluções viáveis, o combustível do futuro: o hidrogênio verde. 

Recentemente, o governo federal anunciou uma série de programas voltados para o desenvolvimento da produção do hidrogênio verde. O porto localizado no estado do Ceará, em Pecém, poderá movimentar 6 bilhões de dólares com uma planta que deve gerar cerca de 2 GW.

O hidrogênio verde pode colocar o Brasil como protagonista neste momento em que o mundo busca novas alternativas além dos combustíveis fósseis. Esse e outros assuntos estarão em pauta no FFV 2024.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será o presidente de honra da edição do simpósio e deverá estar presente na cerimônia de abertura. Além dele, estarão na solenidade: Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc; Vicente Abate, presidente da ABIFER, representando a ABIFER e a FIESP; Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, representando os apoiadores; Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA; Valter de Souza, Diretor de Relações Institucionais da CNT, representando os Conselheiros e José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL, representando os Patrocinadores.

Após a abertura, o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024 será entregue aos vencedores das cinco categorias: Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, Executivo Destaque, Influenciador para Mobilidade Sustentável, Pesquisador Individual e Startup para a Indústria 4.0.

Na sequência do evento, as sessões com os especialistas do poder público, das empresas e instituições de conhecimento irão se revezar no debate em busca de soluções mais sustentáveis e eficientes.

Programação

11h30 – Sessão 1: Descarbonização na prática
14h30 – Sessão 2: Futuro da Mobilidade: Hidrogênio de Baixo Carbono e Inovação em Infraestrutura

16h – Sessão 3:  Desenvolvimento Sustentável em Materiais e Tecnologias de Propulsão 

17h30 – Sessão 4: : Inovações em Energia Sustentável e Tecnologias de Transporte

XIII Frotas & Fretes Verdes

Quando: 29 de outubro
Local: FIESP, São Paulo – SP
Canal do Instituto Besc no YouTube

Mais informações:  https://institutobesc.org/ 

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Brasil

Mulher que decapitou filho de 6 anos em ritual satânico morre em hospital

A tragédia envolveu gritos de desespero da criança e a descoberta de vídeos de rituais satânicos no local. O crime ainda levanta questões sobre suas motivações

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Foto: Rede social

Uma mulher de 26 anos, que cometeu um ato brutal ao decapitar seu filho de apenas 6 anos dentro de seu apartamento na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, faleceu no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Maria Rosália Gonçalves Mendes estava internada desde o dia 20 de setembro, quando o crime ocorreu, e seu estado de saúde se agravou nas últimas semanas.

Os moradores do prédio onde Maria vivia, que não a conheciam bem, relataram ter ouvido gritos de desespero durante a madrugada do crime. Segundo testemunhas, a criança implorava por ajuda, afirmando seu amor pela mãe e dizendo que não queria morrer.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a mãe com uma faca em mãos e a cabeça do filho em seu colo. Informações preliminares indicam que ela teria tentado se matar, mas foi contida pelas autoridades, que também relataram que a mulher recebeu disparos durante a abordagem.

A perícia revelou que, além do cenário trágico, um gato agonizava em um dos quartos do apartamento, e foram encontrados vídeos relacionados a rituais satânicos de decapitação no local. As motivações por trás desse ato horrendo ainda permanecem desconhecidas, enquanto a comunidade local continua a processar o impacto dessa tragédia.

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