Astronomia

Buraco do tamanho de 60 Terras surge no Sol, e isso tem impacto aqui

Cientistas da NASA afirmam que fenômeno no Sol é natural e não deve gerar qualquer impacto nos sistemas elétricos e de rádio do nosso planeta

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um buraco de 800 mil quilômetros de diâmetro foi detectado no Sol pelo Observatório Solar Dynamics da NASA no último domingo (3). O tamanho impressiona: equivale a 60 vezes o diâmetro da Terra. Mas o que isso significa para o nosso planeta?

Segundo os especialistas da agência espacial americana, o buraco é uma região mais fria e menos densa da atmosfera solar, chamada de coroa. Essas áreas permitem que o vento solar, uma corrente de partículas carregadas, escape com mais facilidade do Sol. Quando esse fluxo atinge a Terra, pode causar uma tempestade geomagnética, que interfere no campo magnético terrestre.

Essa interferência pode afetar sistemas elétricos, de comunicação e de navegação, além de aumentar o risco de radiação para astronautas e passageiros de aviões. Por outro lado, também pode gerar belos espetáculos de luzes no céu, as chamadas auroras boreais e austrais.

No entanto, os cientistas da NASA afirmam que não há motivo para alarme. Eles explicam que o buraco coronal é um fenômeno natural e recorrente, que ocorre todos os anos. Além disso, a intensidade da tempestade geomagnética provocada por ele é baixa e não deve causar grandes transtornos na Terra.

A NASA monitora constantemente o Sol e seus efeitos sobre o nosso planeta, usando satélites e instrumentos de observação. A agência também divulga imagens e vídeos impressionantes da atividade solar, que podem ser conferidos no seu [site oficial].

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile