Distrito Federal

Celina Leão decreta estado de alerta no DF devido as fortes chuvas

A governadora em exercício convocou os secretários do governo para traçar ações de socorro aos atingidos pelas chuvas

Publicado

on

Foto: Reprodução

O Distrito Federal enfrenta uma situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram várias regiões da capital na terça-feira (2) e na quarta-feira (3). O governo do DF decretou estado de alerta e acionou todos os órgãos de prevenção e atendimento à população em situação de risco. A governadora em exercício, Celina Leão (Progressistas), anunciou a medida em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).

Celina Leão se reuniu com representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), do Corpo de Bombeiros e de administradores regionais das cidades mais afetadas pela chuva. O objetivo é coordenar as ações de socorro e prevenção de novos danos, diante da previsão de mais chuvas para os próximos dias.

Os órgãos responsáveis pelo atendimento da população em situação de risco devem cancelar férias de servidores e deixar equipes “de pronta resposta”. Um grupo de trabalho foi montado e esses órgãos vão atuar juntos para mapear e atuar em todas as regiões afetadas pela chuva durante 24 horas.

O governo do DF informou que as famílias afetadas pelo temporal podem pedir auxílio-aluguel e também receber ajuda de mantimentos, roupas e colchões. Segundo Celina Leão, uma estatística levantada pela Secretaria de Segurança, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, aponta que cerca de 60 famílias estão desabrigadas.

A governadora em exercício fez um apelo para que as famílias que moram em áreas de risco saiam de suas casas e procurem abrigo em locais seguros. “Nós estamos com um pronto atendimento dentro de um ginásio que nós determinamos, hoje, aqui nessa reunião, dentro também da Vila Cauhy, um ginásio mais próximo que tem as adequações mais práticas para as famílias, mas há uma resistência muito grande das famílias de saírem do local. A gente faz esse apelo para as famílias que não permaneçam no local”, disse.

As chuvas causaram estragos em diversas regiões do DF. Na Vila Cauhy, moradores tiveram que deixar suas casas durante a noite após o córrego que liga a vila ao Núcleo Bandeirante transbordar. Móveis e eletrodomésticos foram perdidos por causa das inundações. Um idoso e dois cachorros precisaram ser resgatados de barco pelos militares. Ninguém ficou ferido.

Em nota, o governo do DF informou que a Administração Regional do Núcleo Bandeirante está “proporcionando apoio integral” às famílias da Vila Cauhy que foram afetadas pela invasão da água.

Em Arniqueira e no Sol Nascente, ruas ficaram alagadas. Em Taguatinga, a água invadiu a estação do metrô Praça do Relógio.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile