conecte-se conosco

Distrito Federal

Confira o que abre e o que fecha no aniversário de Brasília

Saiba quais estabelecimentos estarão funcionando e os horários do metrô nesta sexta (21) e também no fim de semana

Arquivo

Brasília completa 63 anos neste dia 21 de abril, data em que também é comemorado o Dia de Tiradentes em todo o país. Com o intuito de informar aos brasilienses o que estará aberto ou não na capital federal, além dos horários de transporte público, a Agência Brasília divulgou um guia para aproveitar o feriado e o fim de semana.

Metrô

O Metrô-DF terá horários especiais: na sexta-feira (21), iniciará as atividades às 7h e encerrará às 21h, com todas as estações abertas para embarque e desembarque. No sábado (22), o metrô funcionará normalmente, das 5h30 às 23h30, também com todas as estações abertas para embarque e desembarque. Já no domingo (23), das 7h às 19h, todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque. Das 19h às 21h, apenas a Estação Central permitirá o embarque e desembarque.

Ônibus

Em relação aos ônibus, na sexta-feira (21), o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF terá tabela horária de domingo, que equivale ao horário de feriado. No sábado (22) e domingo (23), a circulação será normal, seguindo as tabelas horárias de sábado e domingo, respectivamente. Para os eventos do 63º aniversário de Brasília na Praça da Torre de TV, haverá reforço nas linhas que têm a Rodoviária do Plano Piloto como destino.

Com estas informações, os brasilienses poderão aproveitar o aniversário da cidade e o feriado com tranquilidade e programação certa.

Trânsito

Serviços do Detran poderão ser acessados no site ou via aplicativo | Foto: Divulgação/Detran-DF

Os cidadãos que precisarem de atendimento presencial no Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e no Detran-DF devem ficar atentos ao feriado do dia 21 de abril, pois não haverá atendimento presencial nessa data. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (24).

Entretanto, os servidores responsáveis pela educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal durante o feriado. Além disso, os serviços online disponíveis no aplicativo Detran Digital e no Portal de Serviços do Detran-DF estarão em pleno funcionamento.

Vale destacar que as operações de mobilidade, nas Estradas Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural) e Contorno (DF-001), bem como no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul e na BR-070, não serão realizadas na sexta-feira (21).

Saúde

O Samu continuará atendendo 24 horas | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

→ Vacinação: Não haverá vacinação na sexta-feira (21).

→ Samu: Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

→ Hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs): As emergências dos hospitais regionais e as UPAs atendem de forma ininterrupta, 24 horas.

→ Casa de Parto: A Casa de Parto de São Sebastião funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

→ Emergência Odontológica: A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta.

→ Unidades básicas de saúde (UBSs): Nesta sexta-feira (21) não haverá atendimento.

→ Farmácias de Alto Custo: Na sexta-feira (21) estarão fechadas. No sábado (22), o atendimento será das 7h às 12h.

→ Doação de sangue: A Fundação Hemocentro de Brasília informou que não haverá atendimento no aniversário de Brasília (21). No sábado (22), o funcionamento é normal, das 7h15 às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos. O agendamento permanece obrigatório e pode ser feito pela internet ou por telefone (160, opção 2).

→ Caps: Os Centros de atenção psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta ao longo de todo o feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), estarão fechados nesta sexta-feira (21), retornando segunda-feira (24).

Hvep

O Serviço Veterinário Público (Hvep) estará fechado para atendimento no feriado e voltará a funcionar normalmente na segunda-feira (24), das 7h30 às 17h. A internação para os animais já hospitalizados vai continuar funcionando.

Restaurantes comunitários

Todas as unidades estarão fechadas nesta sexta-feira (21). Retomam o funcionamento normal no sábado (22).

Cultura e Lazer

O Jardim Botânico estará aberto, das 9h às 17h | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O Zoológico de Brasília funcionará normalmente, das 8h às 17h, com a bilheteria fechando às 16h.

O Jardim Botânico terá funcionamento normal, das 9h às 17h.

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) estará aberta sexta (21), sábado (22) e domingo (23), das 8h às 14h.

Também estarão funcionando normalmente o Museu do Catetinho, o Centro de Dança, o Museu de Arte de Brasília (MAB), o Memorial dos Povos Indígenas (MPI), o Centro Cultural Três Poderes (CC3P-EON) e a Concha Acústica.

Já o Complexo Cultural Samambaia, o Eixo Cultural Ibero-americano e o Complexo Cultural de Planaltina estarão fechados.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informou que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia estarão funcionando normalmente na sexta-feira (21), bem como no fim de semana.

Os horários de funcionamento dos parques são:

→ Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h
→ Parque Ecológico de Águas Claras: 5h às 22h
→ Parque Ecológico Areal: 6h às 18h
→ Parque Ecológico da Asa Sul: 6h às 20h
→ Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h
→ Parque Ecológico Cortado: 6h às 20h
→ Monumento Natural Dom Bosco: 6h às 20h
→ Parque Ecológico Ezechias Heringer: 6h às 22h
→ Parque Recreativo do Gama: 6h às 18h
→ Parque Ecológico do Lago Norte: 6h às 18h
→ Parque Ecológico do Paranoá: 6h às 18h.
→ Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h.
→ Parque Ecológico do Riacho Fundo: 6h às 18h
→ Parque Ecológico Saburo Onoyama: 6h às 18h
→ Parque Ecológico Sucupira: 6h às 20h
→ Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h
→ Parque Ecológico Veredinha: 6h às 22h
→ Parque Ecológico Olhos d’água: Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h.

Forças de segurança

→ PMDF: A Polícia Militar do Distrito Federal trabalhará diuturnamente para garantir a segurança do Distrito Federal e estará com esquema especial nos locais de realização dos eventos de aniversário de Brasília.

→ PCDF: Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ªDP, 11ªDP, 12ª DP, 13ª DP, 14ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 17ª DP, 18ª DP, 19ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 31ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP. Também funcionam 24h as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

→ CBMDF: O expediente administrativo do Corpo de Bombeiros seguirá a diretriz conforme publicado no DODF de 3 de abril de 2023. O CBMDF funcionará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

→ Defesa Civil: Atendimento em regime de plantão. A Defesa Civil mantém equipes de técnicos plantonistas todos os dias durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirmou que não haverá expediente no dia 21 de abril. No entanto, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O Portal de Serviços, o App, a Agência Virtual, o site e a Central 115 funcionam ininterruptamente.

Foto: Agência Brasília/ Arquivo

Unidades socioassistenciais

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados neste feriado, voltando a atender normalmente na segunda-feira (24).

Os dois Centros Pop funcionam normalmente, de sexta (21) a domingo (23), das 7h às 18h.

A Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento, o Alojamento Provisório de Ceilândia, as Casas de Passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes, funcionam normalmente, 24h por dia.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) informou que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta nesta sexta (21). As unidades do Na Hora, Procon, Conselho Tutelar, Centro Integrado 18 de Maio e núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados.

Demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:

→ Conselhos Tutelares: pelo contato do Cisdeca, no telefone 125
→ Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
→ Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que as unidades operacionais funcionarão normalmente na sexta-feira. Estarão em operação, em regime de plantão, a unidade de recebimento de entulho (URE), o aterro sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza. Os Papa-Entulhos também permanecem abertos para receber entulhos e restos de obras da população. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal.

Por: Agência Brasília

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente realiza Fórum sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no DF

Publicado

on

Evento reunirá gestores, técnicos, educadores e sociedade civil para debater ações de 2024 e traçar planos para 2025

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF) realizará no dia 28 de novembro de 2024 o “Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no DF 2024”. O evento, que acontecerá no auditório da Escola de Governo (EGOV), tem como objetivo promover um espaço de diálogo aberto à comunidade e instituições públicas e privadas sobre as ações desenvolvidas em 2024 no âmbito do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (SPCIF).

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, o Fórum é uma oportunidade de “democratizar e compartilhar informações sobre as ações dos órgãos que integram o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”. Ele destaca que “esse diálogo com a sociedade é fundamental para subsidiar o planejamento de atividades para o próximo ano, alinhado com as demandas reais da comunidade”.

Durante o evento, serão apresentados os relatórios sobre os registros e ocorrências de incêndios, bem como as atividades preventivas e de combate desenvolvidas em 2024 pelos órgãos executores do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF (PPCIF), como o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Jardim Botânico de Brasília.

Segundo a Coordenadora de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Carolina Schubart, “esse momento de apresentação e discussão dos resultados é fundamental para que possamos aprimorar constantemente nossas ações, buscando cada vez mais eficiência no combate aos incêndios florestais no Distrito Federal”.

Após as apresentações, haverá espaço para perguntas, comentários e recomendações da comunidade e das instituições presentes. As conclusões desse fórum servirão de subsídio para a elaboração do programa de trabalho do Grupo Executivo do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o ano de 2025.

De acordo com o Chefe da Assessoria de Educação Ambiental e Cidadania, Hugo de Carvalho Sobrinho, “a participação da sociedade civil é essencial para que possamos aprimorar constantemente nossas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no DF, alinhadas com as demandas e realidades locais”.

Continue lendo

Meio Ambiente

Curso de Sistema de Comando de Incidentes teve início nesta segunda-feira no DF

Publicado

on

Treinamento busca capacitar órgãos integrados no combate aos incêndios florestais

Teve início nessa segunda-feira (18/11), o Curso Intermediário do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma das ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/DF). Realizado no Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o treinamento segue até o dia 22, das 8h às 17h, e tem como objetivo capacitar servidores de órgãos que integram o PPCIF.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/DF), o curso tem carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e um simulado prático na Floresta Nacional de Brasília, em Brazlândia. Entre os participantes estão representantes do ICMBio, Ibram, Sema, PREVFOGO, JBB, CBMDF, Instituto Cerrado e Instituto Cafuringa.

O Sistema de Comando de Incidentes, criado na Califórnia na década de 1970, é amplamente adotado no Brasil para organizar ações de resposta em situações emergenciais, como incêndios florestais. A ferramenta, que também é utilizada no sistema de Segurança Pública do Distrito Federal, promove a integração de esforços e pode ser aplicada em diferentes cenários.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destacou a importância do curso para o aprimoramento da estratégia de combate aos incêndios florestais, reforçando o papel do PPCIF na prevenção de desastres. “O SCI é uma ferramenta essencial para garantir a organização e a eficácia das ações de resposta. Capacitar nossos servidores é fortalecer a proteção ao meio ambiente e à população do Distrito Federal”, afirmou.

Na mesma linha, Carolina Schubart, coordenadora do PPCIF, reforçou o impacto positivo da capacitação. “O curso visa à capacitação de diversos órgãos que integram o PPCIF, com objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores que atuam na temática de incêndios florestais para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção”, destacou.

Com essa iniciativa, o Distrito Federal reforça sua preparação para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais, fortalecendo a atuação integrada e a proteção ambiental na região.

Continue lendo

Meio Ambiente

Plantio de Mudas Nativas: Seminário da Sema/DF reúne comunidade em prol do Cerrado

Publicado

on

Evento destaca desafios e ações para o reflorestamento com espécies nativas

Na manhã desta segunda-feira (18/11), o Auditório do Sesi, no Edifício Central Park (Setor Comercial Norte), foi palco do II Seminário Dia de Plantar, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para debater e promover ações de preservação e restauração do Cerrado, com foco no plantio de mudas nativas.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) em parceria com entidades como Novacap, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Secretaria de Governo e o programa Tempo de Plantar, o evento proporcionou um espaço de conscientização e mobilização para a recuperação ambiental e o engajamento da sociedade.

O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, enfatizou a relevância de iniciativas que conectam planejamento e ação no campo ambiental. “O Cerrado é o bioma mais ameaçado do Brasil e sua preservação transcende gerações. O plantio de mudas nativas não é apenas uma medida ambiental, mas um ato de resistência e esperança”.

Reconhecido como o segundo maior bioma brasileiro e uma das regiões com maior biodiversidade do país, o Cerrado enfrenta constantes desafios, como queimadas, desmatamento e a expansão urbana desordenada. Sua preservação é crucial para garantir a sustentabilidade, a proteção dos recursos hídricos e a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais.

O presidente do Ibram, Rôney Nemer, destacou a importância de ações planejadas para garantir a eficácia dos plantios. “Recebemos frequentemente demandas para plantio em larga escala, como três mil mudas de ipês em uma única unidade de conservação. Sem um planejamento adequado, essas iniciativas podem gerar mais problemas do que soluções”, alertou.

Programação diversa e metas para o futuro

Ao longo do seminário, os participantes puderam acompanhar palestras e painéis abordando temas como:

• A importância das espécies nativas do Cerrado para a conservação ambiental;

• Ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas;

• Desafios para a produção e o plantio de mudas nativas;

• Engajamento comunitário em ações coletivas de plantio.

O encerramento oficial do seminário será marcado pelo plantio simbólico no dia 1º de dezembro, no Parque Ecológico do Riacho Fundo. Contudo, ações de plantio ocorrerão simultaneamente em outras áreas, reforçando o compromisso com a recuperação e manutenção do bioma.

O II Seminário Dia de Plantar consolidou-se como um espaço de diálogo e ação em prol da sustentabilidade, envolvendo autoridades, especialistas e a comunidade para enfrentar os desafios do Cerrado e assegurar sua preservação para as futuras gerações.

A solenidade contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Guttemberg Gomes; do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer; do presidente do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo Araújo; da representante da Secretaria de Governo, Odete M Oliveira; do assessor do Departamento de Parques e Jardins, Matheus Fuente e do administrador da Candangolândia, Marcos Paulo.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama