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Cinema

‘Se Algo Acontecer… Te Amo’: curta Netflix faz chorar; veja filmes do tema

O curta de 12 minutos entra para o top 10 da Netflix e emociona o público ao tratar de tiroteio em escola dos Estados Unidos

Se algo acontecer... te amo
Foto: reprodução/Twitter

O curta da Netflix de 12 minutos, sem falas e somente com animações é o motivo das lágrimas derramadas pelos usuários da internet. Intitulado ‘Se Algo Acontecer… Te amo’, com direção de Michael Govier e Will McCormack, o filme está entre o top 10 da Netflix e revela para o público a tristeza dos pais de uma criança morta após tiroteio em uma escola dos Estados Unidos.

O enredo não precisa nem de palavras para expressar a dor inserida no cotidiano de tantas famílias vitimas de atentados em escolas americanas. Apesar de estampar a bandeira dos Estados Unidos, o fatídico caso de horror também lembra ocorrências brasileiras, como o ataque em Suzano (SP), em 2019.

Sinopse

Após a morte da filha, vítima de um tiroteio na escola, um casal precisa lidar com o luto. Individualmente e enquanto dupla, ambos terão de transpor barreiras quase impossíveis caso pensem em continuar juntos.

Confira demais filmes sobre a temática

Uma vida com propósito (2016)

Baseado em fatos reais, Rachel Joy Scott (Masey McLain) é uma das estudantes do Columbine High School, mas, diferentemente dos demais, é convicta da existência de Deus. Essa crença irá incomodar muitos dos que convivem com ela, até que, em 20 de abril de 1999, um massacre na escola termina com doze mortos, sendo Rachel a primeira a ser assassinada.

Elefante (2003)

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Precisamos falar sobre o Kevin

Em Precisamos Falar Sobre o Kevin, Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

*O conteúdo conta com informações do Adoro Cinema e Papo de Cinema

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Cinema

“Ainda Estou Aqui” faz história com 3 indicações ao Oscar 2025

“Ainda Estou Aqui” faz história com indicações ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, destacando o talento brasileiro no cenário cinematográfico global

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Pela primeira vez, um filme brasileiro concorre à principal categoria do Oscar. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado nesta quinta-feira (23) ao prêmio de Melhor Filme. Além disso, a produção original Globoplay também disputa nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

A cerimônia do Oscar 2025 acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

Reconhecimento internacional

O filme, uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a jornada da mãe do autor – uma dona de casa dos anos 1970 que se torna uma importante ativista de direitos humanos após o assassinato do marido pela ditadura militar. A atuação de Fernanda Torres, que revive esse papel marcante, garantiu a ela uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz, repetindo o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil.

Favoritos ao Oscar

O drama musical francês Emilia Pérez lidera as indicações ao Oscar deste ano, com 13 menções, seguido por O Brutalista, com 10. Veja os indicados às principais categorias:

Melhor Filme:

  • Ainda Estou Aqui
  • Anora
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido
  • Conclave
  • Duna: Parte 2
  • Emilia Pérez
  • Nickel Boys
  • A Substância
  • Wicked

Melhor Atriz:

  • Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
  • Mikey Madison (Anora)
  • Demi Moore (A Substância)
  • Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)
  • Cynthia Erivo (Wicked)

Melhor Filme Internacional:

  • Ainda Estou Aqui (Brasil)
  • Emilia Pérez (França)
  • Flow (Letônia)
  • A Garota da Agulha (Dinamarca)
  • A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)

O impacto de “Ainda Estou Aqui”

O longa já havia se destacado ao vencer o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e ao ser indicado ao BAFTA. Para Manuel Belmar, executivo da Globo, as indicações ao Oscar reforçam a importância de valorizar histórias nacionais.

“É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer à maior premiação cinematográfica do mundo. Esse reconhecimento destaca o talento e a cultura brasileira”, afirmou Belmar.

Com as indicações de Ainda Estou Aqui, o Brasil marca sua quinta participação na categoria de Melhor Filme Internacional, após O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). Será este o momento da tão aguardada vitória brasileira?

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Aposta Brasileira para o Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres ganham destaque internacional

Fernanda Torres se destaca como uma das principais apostas para a categoria de Melhor Atriz, enquanto o filme brasileiro ganha destaque nas listas para Melhor Filme Internacional

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Foto:Reprodução

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue conquistando o público brasileiro e ganhando atenção internacional. O longa, que foi um sucesso de bilheteira no Brasil, aparece como uma das apostas fortes para o Oscar 2025, especialmente na categoria de Melhor Filme Internacional. No entanto, é a atuação de Fernanda Torres que tem se destacado em várias listas de possíveis indicadas ao prêmio de Melhor Atriz.

A personagem Eunice Paiva, interpretada por Torres, tem atraído a atenção da crítica especializada. O site Deadline, um dos mais influentes na cobertura de cinema e televisão, mencionou o filme brasileiro como um dos favoritos na categoria de protagonismo feminino, destacando a competição com a atriz Karla Sofía Gascón, protagonista do filme francês Emilia Pérez, que também figura nas previsões de indicações.

O texto do Deadline sugere que a disputa pelo prêmio de Melhor Atriz será acirrada, apontando que Gascón terá um forte concorrente em Fernanda Torres. “Gascón tem chances de integrar o seleto grupo de mulheres vencedoras do prêmio de Melhor Atriz em língua não inglesa, mas ela encontrará forte competição de Fernanda Torres, que interpreta a protagonista de Ainda Estou Aqui,” destacou o site.

Em entrevista ao Metrópoles, Fernanda Torres comentou sobre as expectativas em relação à possível indicação e ao impacto do filme. Embora não queira criar expectativas excessivas, ela reconhece a importância do filme ser considerado, principalmente por ser uma produção brasileira, falada em português, com chances de estar entre os nomeados a Melhor Filme Internacional. Para ela, já estar na short list de previsões de veículos especializados é um grande feito.

“Estar entre as previsões é algo muito relevante. O Walter Salles é um diretor brasileiro com um diálogo muito forte com o cinema mundial, e isso por si só já é significativo. Mas o Oscar é uma medida de muitas coisas, e ganhá-lo é uma categoria à parte. Estamos em um ano com produções muito fortes, e a chance de Ainda Estou Aqui ser indicado como Melhor Filme Internacional é grande, mas há muitos concorrentes de peso, como o Emilia Pérez e filmes iranianos”, disse Fernanda Torres.

Ela também ressaltou a importância de não criar uma expectativa que possa resultar em frustração, lembrando que o caminho até a premiação é árduo e repleto de outras performances brilhantes. “Eu evito pensar no ‘vai ganhar’ porque isso pode gerar uma sensação de derrota caso o filme não seja indicado. Nosso objetivo é mostrar o trabalho feito com tanto carinho, e estar nessa disputa já é um grande reconhecimento”, concluiu a atriz.

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Roteirista revela quanto Suzane Von Richthofen recebeu por novo filme

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O escritor e roteirista Raphael Montes, responsável pelos filmes A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, que retratam o caso Suzane Von Richthofen, compartilhou algumas curiosidades sobre a produção em seu perfil no Instagram. Em uma série de imagens, ele esclareceu dúvidas e mitos sobre o filme, que estreou recentemente nos cinemas.

Montes afirmou que o filme não teve nenhuma colaboração ou pagamento dos envolvidos no crime, que chocou o país em 2002. “As pessoas retratadas no filme nunca receberam nem irão receber nenhum valor ou pagamento. Eles não possuem nenhum direito sobre a obra. Não houve contato entre a produção e Suzane Von Richthofen, Daniel e Cristian Cravinhos nem seus familiares”, disse.

Ele também explicou que o filme se baseou exclusivamente nos depoimentos dados à Justiça, que são de domínio público. “O filme é uma adaptação de uma história real baseada exclusivamente nos depoimentos transcritos nos autos do processo. Esses autos são públicos”, informou.

O roteirista ainda negou que o filme tenha a intenção de romantizar ou enaltecer o assassinato dos pais de Suzane, cometido por ela e pelos irmãos Cravinhos. “A interpretação dos fatos e das versões é facultada ao público. Os filmes não apontam inocentes ou culpados, tampouco romantizam ou enaltecem os assassinatos”, declarou.

Por fim, Montes ressaltou que o filme foi feito com recursos privados, sem uso de verba pública. “Não há verba pública na produção: Os filmes são produções feitas com investimento privado. Não há nenhum uso de verba pública em suas realizações”, finalizou.

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