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Economia

Ipea revisa para cima projeção do PIB do agronegócio

Crescimento da produção do setor pode ficar em 1,9%

Foto: Graziella BeHertzog

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou a projeção da taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) do setor agropecuário de 1,6% para 1,9% em 2020. O percentual anterior tinha sido divulgado pelo Ipea, no dia 1º de outubro, na Visão Geral da Carta de Conjuntura número 48.

De acordo com o Ipea, a revisão foi feita com base nas novas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),para a produção agrícola em 2020, que foram divulgadas neste mês. Além disso, um estudo do Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea levou em consideração projeções próprias para a pecuária a partir dos dados das Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite.

A estimativa de maior crescimento é resultado da melhora nas previsões do IBGE, em termos de valor adicionado, para componentes importantes da lavoura e de números mais positivos também para a pecuária, principalmente os que aparecem em revisões de dados de produção observados nos últimos meses. Para o valor adicionado da lavoura, o estudo prevê crescimento de 3,9% e, para o da pecuária, queda de 1,5%. Há projeção também de recuo de 6,4% para o componente “outros”, que tem relação com a indústria extrativa, que este ano sofreu forte impacto da pandemia, embora já esteja se recuperando.

O economista e pesquisador do Ipea Fábio Servo, um dos autores do estudo, disse que, apesar dessa estimativa, o percentual da pecuária já representa uma recuperação, porque a Carta de Economia Agrícola do Ipea estimava em agosto uma queda maior (-2,8%).

“A queda de 1,5% [na pecuária] é basicamente puxada por bovinos, que é o que pesa mais. A parte dos demais produtos pesa menos. O maior peso [nos resultados] é da lavoura, depois, vem a pecuária e, por último, a parte de “outros”. Dentro da pecuária, o bovino pesa mais, e ele teve problema. No ano passado, o desempenho foi muito alto, mas este ano já começou baixo e teve impacto no período mais grave da pandemia. Agora já está se recuperando. Lá atrás, a gente estava prevendo uma queda maia acentuada da pecuária”, disse Servo em entrevista à Agência Brasil.

Servo destacou que, no início do ano, o volume de abate de bovinos era menor, para que o produtor pudesse recompor o rebanho, que tinha sido reduzido pelo aumento do consumo de 2019. A produção de suínos tem recebido reforço das exportações para a China. “Suíno está crescendo fortemente. A participação da exportação de suínos na produção nacional era importante, e agora, mais importante que nunca. Não só porque está havendo substituição de proteínas para as mais industrializadas, que passam por processos sanitários. Nunca exportamos tanta carne suína para a China como agora”, afirmou.

Para o economista, não será surpresa se, quando os números de 2020 forem fechados, a queda for ainda menor tanto na pecuária quanto no componente “outros”. Ele disse acreditar que sim, porque todos os números que embasam as pesquisas do IBGE e os publicados no fim do ano estão sendo revistos para cima. “Está havendo uma melhora do cenário mais positivo. Nossa expectativa é de que haverá uma revisão para cima do PIB Agro do primeiro e do segundo trimestres [pelo IBGE]”, acrescentou Servo, ao lembrar que a demanda por alimentos – tanto a doméstica quanto a externa – continua alta.

“A mensagem dessa revisão é basicamente reforçar o cenário ainda mais positivo de recuperação para este ano e fechar o PIB Agro com 1,9%, mais uma possibilidade de revisão para cima na próxima carta da economia agrícola”, afirmou.

No trabalho, o Grupo de Conjuntura identificou que, em pelo menos três das principais lavouras – soja, milho e café –, ocorreu o comportamento de algumas das culturas mais relevantes que têm produção concentrada nos dois primeiros trimestres. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, essas culturas têm 98%, 68% e 61% de sua produção concentrada nos dois primeiros trimestres, respectivamente.

Fatores positivos

Para Fábio Servo, dois fatores trabalharam a favor do setor agropecuário este ano, a despeito da crise provocada pela pandemia de covid-19. O primeiro é o fato de um setor que produz alimento e que, mesmo na crise, até por questões de saúde, as pessoas demandam, e paralelamente houve aumento expressivo de exportações de proteína animal bovina e suína para a China. A expectativa é o bom resultado no final de 2020 com alta de 7,8% na produção dessa carne.

“Como a pandemia na China antecedeu a das Américas, quando a gente entrou nos tempos da pandemia, eles já estavam saindo e tinham necessidade de recompor estoques de alimentos e até de [formar] estoques prudenciais, pensando em uma perspectiva de segurança alimentar. Ainda assim, a produção de bovinos no segundo trimestre performou muito mal. Então, ficamos na expectativa de melhora, na medida em que houvesse uma normalização com o fim do lockdown e a continuidade das exportações dessas carnes. É isso que tem sido visto”, observou.

Fábio Servo destacou ainda o impacto do auxílio emergencial, que favoreceu a demanda por alimentos no Brasil. “O impacto da covid-19 acabou sendo menor no segmento, porque a demanda interna e a externa continuaram aquecidas. É um setor estratégico. Normalmente, o que se vê é a substituição quando o preço está mais alto, mas, de uma forma geral, a demanda dos brasileiros continuou elevada, ajudada também pelo auxílio emergencial. O governo adotou medidas para fazer com que os brasileiros tivessem recursos para poder manter o padrão de consumo, o que é importante em um momento de crise, principalmente de alimentos”, completou.

Projeção para 2021

Para o ano que vem, o Grupo de Conjuntura revisou a projeção de crescimento do PIB agropecuário de 2,4% para 2,1%. A revisão para baixo dos números estimados para 2021 é reflexo do aumento da base de comparação, com o melhor resultado esperado para 2020.

Conforme o boletim, divulgado hoje, essa alta da base de comparação em 2020 “é consequência de estimativas mais otimistas para as safras de soja e de milho do IBGE este ano. Essas culturas anteciparão parte da safra do início do próximo ano para o fim deste ano”. Para o próximo ano, foram usadas as projeções do primeiro levantamento do Boletim de Grãos da Safra 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de lavoura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Por: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil

Economia

Ações do McDonald’s caem após surto de bactéria em hambúrgueres nos EUA

A empresa retirou temporariamente os sanduíches afetados e investiga a origem da contaminação

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McDonald's enfrenta queda de 6,5% nas ações após surto de E. coli associado ao Quarteirão

As ações do McDonald’s enfrentaram uma queda significativa de cerca de 6,5% no pré-mercado dos Estados Unidos após um surto de infecção por E. coli O157, associado ao famoso sanduíche Quarteirão com Queijo. O surto resultou em uma fatalidade e dezenas de pessoas adoeceram, conforme informações divulgadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

De acordo com as autoridades de saúde, a maioria dos casos foi registrada em estados como Colorado e Nebraska, onde os consumidores relataram sintomas graves, como cólicas abdominais, diarreia e vômito. Os sintomas são típicos de infecções por E. coli, uma bactéria conhecida por causar doenças gastrointestinais.

A empresa já tomou medidas em algumas regiões afetadas, retirando temporariamente os sanduíches que podem estar contaminados. Em um comunicado, Cesar Piña, diretor de cadeia de suprimentos do McDonald’s na América do Norte, revelou que as investigações iniciais indicam que o problema pode estar relacionado a cebolas fatiadas fornecidas por um único fornecedor que abastece três centros de distribuição.

“A segurança dos nossos clientes é a nossa principal prioridade. Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde e seguimos todas as diretrizes para garantir a qualidade e segurança dos nossos alimentos”, afirmou Piña.

A cepa envolvida no surto, a E. coli O157, já é conhecida por sua gravidade, tendo sido responsável por um surto notório em 1993, que resultou na morte de quatro crianças em um incidente relacionado a hambúrgueres malpassados em uma rede concorrente. Esse histórico leva a um aumento nas preocupações sobre a segurança alimentar e pode impactar as vendas da rede.

Além do impacto nas ações da empresa, traders do setor de carnes alertaram que o surto pode afetar a demanda por carne bovina nos mercados futuros. Os investidores estão atentos às repercussões que a situação poderá ter sobre a reputação da marca e sua performance financeira no futuro.

Enquanto o McDonald’s lida com a crise, consumidores estão sendo alertados a se manterem informados sobre o surto e as medidas de segurança. A empresa continua a monitorar a situação e a fornecer atualizações à medida que mais informações se tornam disponíveis.

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Economia

Dia do Comerciário: O que abre e fecha neste 21 de outubro

Confira quais estabelecimentos funcionam e quais permanecem fechados, além de informações sobre a folga dos trabalhadores

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Saiba como o Dia do Comerciário é comemorado neste 21 de outubro, mesmo sem ser um feriado oficial

Neste 21 de outubro, muitos se perguntam: o Dia do Comerciário é feriado? Apesar de a data ser comemorada em algumas regiões do Brasil, não é considerada um feriado oficial em nível nacional, estadual ou municipal. A celebração nacional ocorre no dia 30 de outubro, mas em diversas cidades, como parte das convenções coletivas, o descanso é concedido na terceira segunda-feira do mês.

Embora a data ofereça folga aos trabalhadores do comércio, essa decisão varia conforme a convenção coletiva negociada entre os sindicatos dos empregadores e os sindicatos dos empregados. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025, estabelecida entre o SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SECRJ), determina que os comerciários não devem trabalhar neste dia, assegurando o pagamento de seus salários, incluindo a folga semanal.

O que abre e o que fecha no Dia do Comerciário?

Durante o Dia do Comerciário, a maioria dos estabelecimentos comerciais, incluindo lojas de shopping, centros comerciais e comércios de rua, permanecerá fechada. No entanto, serviços essenciais, como farmácias e supermercados, podem operar em horários específicos.

Vale ressaltar que os estabelecimentos do setor de alimentação, como restaurantes, bares e lanchonetes, não são afetados por essa data, pois pertencem a uma categoria diferente.

Próximos feriados de 2024:

  • 2 de novembro: Finados (sábado);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).

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Economia

Black Friday sob suspeita: 43,5% dos consumidores duvidam das promoções

Apesar do ceticismo, plataformas online ainda são as preferidas para compras

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Foto: Divulgação

A Black Friday, um dos eventos de compras mais esperados do ano, enfrenta um crescente ceticismo por parte dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Wake, consultoria digital especializada em varejo e indústria, 43,5% dos brasileiros não acreditam que as promoções anunciadas durante a Black Friday sejam realmente novas, considerando-as apenas repetições de ofertas dos meses anteriores.

Desconfiança em Números

O estudo revelou que 34,8% dos consumidores sentem que as ofertas não são vantajosas, enquanto 20% expressam desconfiança em relação à veracidade dos preços apresentados durante as promoções. Essa falta de confiança pode impactar as vendas, já que os consumidores se mostram mais cautelosos em relação às compras.

Preferências de Compra

Apesar desse ceticismo, o comércio eletrônico continua a ser o canal de vendas mais popular. A pesquisa indica que 58,2% dos consumidores planejam realizar suas compras online, seguidos por 47,8% que pretendem utilizar marketplaces e 44,3% que optam por aplicativos. As lojas físicas, embora ainda relevantes, são a escolha preferida de quase 30% dos consumidores.

Incentivos para Comprar

Os principais fatores que podem incentivar os consumidores a aproveitar as promoções da Black Friday incluem a oferta de cupons e a possibilidade de cashback. A pesquisa aponta que 43,4% dos entrevistados consideram esses aspectos como decisivos para a realização de suas compras. Esses incentivos podem ser cruciais para atrair clientes em um cenário de desconfiança generalizada.

O Impacto do Ceticismo

O aumento da desconfiança em relação às promoções da Black Friday pode resultar em uma mudança nas estratégias de marketing adotadas por varejistas e plataformas de e-commerce. É fundamental que as empresas trabalhem para aumentar a transparência e a credibilidade de suas ofertas, a fim de reconquistar a confiança dos consumidores.

Em resumo, a pesquisa da Wake revela um cenário desafiador para a Black Friday deste ano, com uma parcela significativa dos consumidores duvidando da autenticidade das promoções. Em um ambiente de desconfiança, as plataformas online ainda se destacam como preferidas, mas será necessário um esforço conjunto para reverter essa tendência e garantir uma experiência de compra mais positiva para todos.

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