Educação

MEC abre na próxima terça-feira (12) inscrições para o Prouni, veja como fazer

Os interessados têm até o dia 15 de janeiro, às 23h59 para realizar a inscrição

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) abrem na próxima terça-feira (12) e o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de bolsas. Os inscritos podem participar da seleção para bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em universidades particulares de todo o país.

A seleção é para ingresso já no primeiro semestre de 2021 e vai utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. A mudança se deu por conta do atraso na aplicação do ENEM 2020, que vai ocorrer apenas neste mês, sem tempo hábil para utilizar as notas para o Prouni.

Os interessados têm de terça até sexta-feira (15), às 23h59 para realizar as inscrições. De acordo com o cronograma do MEC, o resultado em primeira chamada sai no dia 19 de janeiro, já em segunda chamada, a data provável é 1º de fevereiro.

Bolsas

Já está disponível a consulta a bolsas no site do Prouni. Para isso, basta clicar na opção “Pesquisar Bolsas”. O site dá a opção de pesquisar por nome do curso, instituição ou município. Os brasilienses podem digitar “Brasília” no campo de busca por município. Dessa forma, o site lista todos os cursos disponíveis nas cidades do Distrito Federal. Confira abaixo.

Como se inscrever?

Para participar da seleção pelo Prouni há alguns critérios pré-definidos pelo MEC em que o estudante ou professor deve se encaixar. O estudante deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino, no caso da rede privada, o estudante deve ter sido bolsista durante todo o ensino médio. Podem participar também pessoas com deficiência e professor da rede pública, na educação básica.

A inscrição no Prouni é feita exclusivamente pela internet, no site do programa. Para os candidatos sem acesso à internet, a instituição que ele deseja se aplicar a uma bolsa deverá fornecer um meio para que o interessado realize a inscrição.

“Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha”, diz trecho do site.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com o perfil.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile