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Proprietário do TikTok deve obedecer ‘estritamente’ à lei de aquisição de tecnologia da China

O dono da TikTok disse que vai “cumprir estritamente” as novas regras impostas pela China sobre quais tecnologias as empresas do país podem vender no exterior

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Foto: Reprodução / Shutterstock

Os controles de exportação poderiam ser usados ​​para bloquear a venda das operações da TikTok nos Estados Unidos.A lista expandida de itens restritos cobre alguns dos métodos que o aplicativo usa para definir quem vê quais vídeos.A capacidade do aplicativo de identificar rapidamente e atender aos interesses dos usuários desempenhou um grande papel em seu sucesso.

Bytedance iniciou negociações para vender as divisões americana, canadense, australiana e neozelandesa da TikTok depois que o presidente Donald Trump ameaçou banir o aplicativo nos Estados Unidos, onde tem cerca de 100 milhões de membros.

O presidente citou preocupações com a segurança nacional, apesar da negação da empresa de que daria às autoridades chinesas acesso aos dados de usuários estrangeiros.O governo dos Estados Unidos deu à empresa até meados de setembro para garantir uma venda como alternativa.

A Microsoft e o WalMart se uniram para fazer uma oferta conjunta, enquanto o especialista em banco de dados Oracle está considerando uma oferta própria. No entanto, Bytedance enfrentou críticas em seu país de origem por ter cedeu à pressão estrangeira para vender um ativo valioso.

E a Xinhua, a organização de notícias estatal, citou um assessor do governo dizendo que Bytedance deveria “considerar seriamente e cuidadosamente” suspender as negociações de venda a fim de cumprir as regras de exportação revisadas.

Proibição de vendas de IA

Pequim adicionou 23 itens ao seu catálogo de tecnologias sujeitas a restrições de exportação em 28 de agosto, a primeira vez que alterou a lista desde 2008.

Agora inclui duas tecnologias de “uso civil” que podem impactar diretamente o TikTok:

  • interfaces interativas alimentadas por inteligência artificial
  • recomendações e notificações personalizadas com base em análise de dados

Em teoria, o Bytedance teria que buscar permissão para vender o uso de qualquer tecnologia relacionada a uma entidade estrangeira e poderia levar até um mês para obter a aprovação preliminar. Se a empresa fosse proibida de incluir o mecanismo de recomendação do TikTok como parte de uma venda, isso prejudicaria o aplicativo.

Isso significaria que um comprador teria que desenvolver um sistema de recomendação próprio, dificultando uma transferência de controle suave. Bytedance se comprometeu a cumprir a mudança na lei por meio de uma postagem em chinês em seu serviço de notícias Toutiao na noite de domingo.

O advogado da empresa, Erich Andersen, acrescentou mais tarde: “Estamos estudando os novos regulamentos que foram lançados na sexta-feira. Como em qualquer transação internacional, seguiremos as leis aplicáveis, que neste caso incluem as dos Estados Unidos e da China.”

Por BBC News

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