Cinema

Rocky Balboa no catálogo da Netflix: veja curiosidades do personagem

A maratona do fim de semana está garantida com a estreia da coletânia de Rocky Balboa no catálogo da Netflix

Publicado

on

A coleção Rocky Balboa estreia na Netflix, nesta sexta-feira (23). O boxeador, apaixonado pela esposa, Adrian Pennino Balboa, interpretado e escrito pelo ator Sylvester Stallone, protagonizou seis filmes e rendeu um spin-off: Greed, com dois filmes

Considerado o primeiro grande filme de boxe do cinema, a franquia estrelada por Rocky teve início em 1976 e contribuiu com a consolidação da indústria do entretenimento. Na época, o enredo fez sucesso entre o público e agradou à crítica. No ano seguinte ao lançamento, ganhou o Oscar de Melhor Filme e Direção. 

Relembre a trajetória de Rocky Balboa 

Rocky, um Lutador (1976)

Foto: reprodução

No primeiro filme da franquia, Rocky recebeu auxílio financeiro do amigo Tony Gazzo para ingressar na luta profissional. A primeira disputa se deu em busca  do Título Mundial de Pesos Pesados contra o invicto Apollo Creed. Após o intenso combate, ficou conhecido mundialmente pela técnica e força desempenhada no ringue. 

Rocky 2 – A Revanche (1979)

Foto: divulgação

A trama inicia logo após o fim da luta entre Rocky e Apollo.  Neste roteiro, acontece o casamento entre o lutador e Adrian, interpretada por Talia Shire, mas um problema de saúde causa uma gestação turbulenta para a esposa. Além desse episódio de preocupação, a possibilidade de perder a visão em um próximo combate e a carreira instável tornam o enredo do filme sensível e sentimental. Após a piora no quadro de saúde de Adrian, a esposa pede a Rocky que vença a luta por ela. 

Rocky 3 – O Desafio Supremo (1982)

Foto: divulgação

Em Rocky 3 há um hiato no tempo. Após 10 anos da vitória contra Apollo, retratada no segundo filme, Balboa se torna um profissional da categoria esportiva, defendeu 10 vezes o título de Campeão Mundial de Pesos Pesados, participa de comerciais e alcançou uma vida financeira estável. Com a aposentadoria do clássico adversário, o lutador entra em um novo desafio: um combate contra Clubber Lang, o primeiro no ranking de boxeadores. 

Rocky 4 (1986)

Foto: reprodução

Após derrotar Clubber Lang e apossar-se do título de campeão mundial de boxe, Rocky viaja para a União Soviética, a fim de derrotar o oponente Russo, Dolph Lundgran, lutador que venceu Apollo Creed em disputa anterior. A ideologia política aparece no filme como uma disputa de ego entre os povos protagonistas da Guerra Fria, Rocky representa os Estados Unidos e Creed a União Soviética. 

Rocky 5 (1990)

Foto: divulgação

Com a idade em avanço, no 5º filme da saga Rocky Balboa, o lutador decide treinar um novo esportista em potencial. No entanto, um empresário aparece em cena e rouba o promissor lutador. Após a separação, Tommy Gunn, o aprendiz, desafia Balboa a lutar. O antigo mestre e o principiante se enfrentam fora dos ringues, na rua, em frente a um bar. 

Rocky Balboa (2006)

Foto: reprodução

A baixa bilheteria no penúltimo filme da história de Rocky Balboa pareceu ter chegado ao fim da trajetória do personagem. Mas, para a surpresa do cinema, Sylvester Stallone surgiu após 16 anos com um desfecho para a saga. Aspectos cinematográficos foram adaptados ao novo tempo da gravação, mas não abandonou as referências ao passado de Rocky. A narrativa traz para o enredo um sentimento saudosista. 

Creed I e II
Além dos seis filmes protagonizados por Rocky Balboa, a Netflix também traz para o catálogo um spin-off da narrativa: Creed. O filme, que já conta com parte dois, ganha um novo personagem central, Adonis Johnson, filho do lutador Apollo Creed. Rocky recebe o convite para deixar a aposentadoria e voltar aos ringues como treinador do herdeiro de seu antigo rival. 

Curiosidades sobre o enredo de Rocky Balboa

  • A luta entre Rocky Balboa e Mason Dixon aconteceu ainda no início das gravações do filme para aproveitar ao máximo o auge da forma física do ator Stallone;
  • Em Rocky Balboa, está escrito na lápide de Adrian Balboa o dia de seu falecimento:  11 de janeiro de 2002;
  • Após interpretar o personagem Rocky Jr em Rocky V, o filho de Sylvester Stallone, Sage Stallone, não quis dar continuidade ao papel e dispensou o convite para uma nova participação; 
  • Arnold Schwarzenegger, fisiculturista, ator e ex-governador da Califórnia, de 2004 a 2011, visitou o set de gravações do filme e agradeceu Sylvester Stallone pelo apoio dado ao cinema local;

    As curiosidades contam com informações do portal Adoro Cinema*

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile