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Brasil

Apesar de proibição, queimadas batem recorde da última década em Mato Grosso

Maior parte do fogo ocorreu em período proibido via decreto, sendo o Pantanal o palco da maior destruição. Impunidade, seca histórica e pandemia são apontadas como causas para cenário trágico.

Homem apagando fogo de queimadas em Mato Grosso
No Pantanal, 95% dos focos de calor deste ano ocorreram no período proibido | Foto: A. Perobelli

Em todo o Brasil, as queimadas para fins agrícolas foram proibidas de meados de julho a meados de novembro por um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas é como se a lei não existisse ou tivesse o efeito contrário do desejado: o número de incêndios em todas as regiões aumentou em 2020 em relação ao ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em Mato Grosso, as queimadas já estavam proibidas antes do decreto de Bolsonaro, por meio de um decreto estadual. Apesar de o período de proibição ter começado mais cedo que de costume no estado – normalmente vai de 15 de julho a 15 de setembro e, neste ano, iria incialmente de 1º de julho a 30 de setembro e foi prorrogado até 12 de novembro –, o número de focos de calor de julho a setembro aumentou 57% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dos 39,9 mil pontos de fogo registrados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no estado de janeiro a setembro, 83% (33,1 mil) ocorreram durante os meses da proibição, que são também os mais secos. Só no Pantanal, que, proporcionalmente, é o bioma mais impactado pelas queimadas em Mato Grosso, 95% dos focos de calor ocorreram no período proibido.

Além disso, em 2020, as queimadas na região começaram mais cedo: janeiro, fevereiro e abril já haviam superado o número de focos de calor do ano passado. Em setembro deste ano, eles explodiram e atingiram o dobro do registrado no mesmo mês de 2019.  

Os focos registrados no estado de janeiro até esta quinta-feira (07/10) somam 41,8 mil, número que só foi superado na última década em 2010, que teve 52,3 mil focos no mesmo período. Desde que o sistema de monitoramento do Inpe passou a funcionar, em 1998, o ano mais crítico foi 2004, quando a marca chegou a 86 mil focos no período.

“[A proibição] não teve efeito nenhum na redução do cenário de foco de calor e de áreas atingidas pelo fogo”, comenta Vinícius Silgueiro, coordenador do Núcleo de Inteligência Territorial do Instituto Centro e Vida (ICV), que analisou os dados das queimadas no estado.

“A sensação de impunidade é muito grande. Ver o principal órgão de fiscalização, que é o Ibama, enfraquecido como está é uma mensagem de que quem comete o crime não será autuado e, se for, pode recorrer e não pagar a multa”, analisa.

Endereço conhecido

Em Mato Grosso, estado que também é o maior produtor de soja do país, a análise feita pelo ICV tentou demonstrar que é possível rastrear o começo e o endereço das maiores queimadas. Segundo o levantamento, feito com ajuda de dados da Nasa, nove pontos de origem foram responsáveis por queimar 325 mil hectares.

“Cinco deles foram originados dentro de imóveis que estão dentro do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, comenta Silgueiro. “A gente quer mostrar que é possível chegar à origem.”

O CAR é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo é gerar informações ambientais das propriedades para que os órgãos possam fiscalizar se o Código Florestal está sendo cumprido. 

Questionada, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente disse à DW Brasil que, de janeiro a setembro, foram aplicadas multas que somam R$ 1,05 bilhão por crimes como desmatamento e incêndios florestais – sendo 100 milhões desse valor relacionados a crimes relacionados ao uso do fogo.

“O aumento dos incêndios nessa época não é o fogo permitido, é o crime mesmo”, justifica o cenário no estado Alex Sandro Antônio Marega, secretário adjunto Executivo da secretaria. 

Sobre a eficiência da proibição, Marega diz que essa legislação tem a ver com o uso permitido do fogo, já que é preciso autorização dos órgãos responsáveis para o manuseio dessa técnica nas propriedades rurais. “O decreto não permitiu que nenhuma licença fosse expedida e, as que saíram antes do decreto, foram suspensas”, explica. 

“As pessoas que estão cometendo esses crimes hoje vão passar por dificuldades grandes nos próximos anos, porque elas irão responder no administrativo, no Ministério Público, e vão ser responsabilizadas pelo Ministério Público Federal na Justiça Federal”, diz o secretário sobre a ação integrada entre os órgãos.

De janeiro a setembro deste ano, o valor de multas aplicadas no estado é quatro vezes maior que a média histórica. Por outro lado, são poucos os proprietários rurais que chegam, de fato, a pagar pelo crime ambiental: 97,2% deles conseguem se livrar da penalidade, segundo dados da própria secretaria.

Entre 2018 e 2019, porém, a taxa de recebimento das multas em Mato Grosso saltou de 2,8% para 19%. “Montamos uma força-tarefa e temos expectativa de aumentar esse índice em 2020”, comenta Marega.

Crime de grilagem

Nem todo fogo começa para limpeza de pasto. Em Novo Mundo, norte de Mato Grosso, famílias do Pré-Assentamento Boa Esperança acusam grileiros de provocar um incêndio para expulsá-las da área.

Há menos de um mês, chamas destruíram casas, plantações, cercas, vegetação e animais no local, onde moram 300 pessoas. Cerca de 90% da área ocupada pelas famílias foi destruída, segundo o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de Mato Grosso (CDDPH) e o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT/MT).

Disputas nas Justiça em andamento há mais de dez anos deram às famílias o direito de permanecer nas terras, que são da União, e pediram a expulsão do ocupante ilegal, sediado na antiga Fazenda Araúna.

“Em julho, numa reunião, as famílias nos disseram que tinham medo de que o grileiro ateasse fogo como forma de expulsá-las”, conta Inácio Werner, do FDHT. “E foi o que aconteceu. As famílias perderam muitas coisas, mas continuam lá”, afirma, adicionando que foram registrados diversos boletins de ocorrência sobre o caso.

Impunidade como motivação para o crime

A certeza da impunidade também é vista pela secretaria estadual como uma das razões para crimes desse tipo.

“Achar que vai ficar impune é um dos motivos, certamente. A seca, a maior dos últimos 50 anos, também contribui muito. E a pandemia é vista como um fator”, aponta Marega sobre as causas para o recorde de queimadas no estado encontradas pelo comitê que gerencia a situação.

Segundo ele, muitos criminosos aproveitaram a emergência de saúde para cometer os crimes ambientais por acharem que os órgãos estaduais ficariam inoperantes. “Mas em abril nossos equipes já estavam em campo, com todas as medidas de proteção contra o coronavírus”, afirma.

Para Silgueiro, do ICV, o quadro trágico é reflexo do desmonte e corte de recursos do Ibama, principal órgão responsável por fiscalizar delitos ambientais no país e por ações de prevenção contra queimadas.

“É preciso deixar claro que esse tipo de crime ambiental não será tolerado e também fortalecer as equipes de combate e formar brigadistas em regiões que todo ano pega fogo”, diz.

A tragédia já tinha sido, de uma certa forma, anunciada pela ciência. Institutos, como o próprio Inpe, haviam alertado para o risco das chamas mais intensas nesta temporada devido às condições climáticas.

“Existe também uma conivência do setor produtivo em negar o problema, que encontra um governo federal que nega o problema”, comenta Silgueiro.

Por: Nádia Pontes/DW

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Política

Brasil será consultado sobre possível prisão de Putin durante cúpula do G20

A Ucrânia deve consultar o Brasil sobre o cumprimento do mandado de prisão contra Vladimir Putin, caso ele participe da cúpula do G20 no Rio de Janeiro

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Presidente russo, Vladimir Putin

A Ucrânia planeja realizar consultas com o governo brasileiro nos próximos dias para discutir a possível prisão do presidente russo, Vladimir Putin, caso ele visite o Brasil em novembro, para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A questão surge devido ao mandado de prisão internacional emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), acusando Putin de crimes de guerra relacionados à invasão da Ucrânia.

Desde março de 2023, Putin é alvo dessa ordem judicial, e países que reconhecem a jurisdição do TPI, como o Brasil, têm a obrigação de cumprir o mandado e prender o líder russo se ele estiver em seus territórios. A confirmação da consulta foi dada por fontes diplomáticas, destacando que o governo brasileiro poderá ser pressionado a agir caso Putin decida comparecer ao evento.

Na segunda-feira (14), o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostiin, reforçou a necessidade de que a ordem de prisão seja cumprida, considerando que a visita de Putin ao Brasil poderia criar uma crise diplomática. Até o momento, o Kremlin não confirmou oficialmente a presença do presidente russo na cúpula do G20.

Recentemente, Putin desafiou o mandado de prisão ao realizar uma visita oficial à Mongólia no início de setembro, país que também reconhece a jurisdição do Tribunal de Haia. Apesar da pressão internacional, incluindo da União Europeia, as autoridades mongóis não cumpriram a ordem, e Putin foi recebido com honras de chefe de Estado.

A possível vinda de Putin ao Brasil coloca o governo em uma posição delicada, já que o país tem relações diplomáticas tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia, além de compromissos com o Tribunal Internacional de Haia. Caso a visita de Putin seja confirmada, o Brasil terá que decidir entre cumprir suas obrigações legais ou enfrentar repercussões políticas e diplomáticas.

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Brasil

Corpo de bebê é descoberto por crianças em trilha na Cidade Alta

Polícia investiga o caso, e mãe ainda não foi localizada

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Foto:Divulgação

Na tarde de domingo (13), uma tragédia chocante ocorreu em Juiz de Fora, quando crianças brincando em uma trilha que conecta os bairros Borboleta e Nova Germânia, na Cidade Alta, fizeram uma descoberta macabra: o corpo de um bebê em avançado estado de decomposição. As crianças relataram imediatamente o que encontraram a duas mulheres, que prontamente acionaram as autoridades.

Equipes do 27º Batalhão de Polícia Militar foram enviadas ao local e confirmaram a presença do cadáver. Devido ao estado de decomposição, apenas partes do corpo, como o crânio, uma parte do tórax e uma perna, puderam ser identificadas, mas as características como raça, sexo e idade não puderam ser determinadas.

A polícia não conseguiu apurar há quanto tempo o corpo estava na trilha, nem obteve informações adicionais que pudessem ajudar na localização da mãe do bebê.

Os restos mortais foram encaminhados a uma funerária, que os enviou ao Instituto Médico Legal (IML) para exames mais aprofundados. A perícia técnica da Polícia Civil também foi ao local para realizar as investigações necessárias, e o caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia Civil, que é responsável pela área.

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Contran aprova novas diretrizes para o pedágio eletrônico nas rodovias brasileiras

As mudanças visam aumentar a transparência e facilitar a cobrança, promovendo uma experiência mais eficiente para motoristas nas rodovias brasileiras

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As novas regras surgem após um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes / Foto:Divulgação

Na última segunda-feira (14), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou um conjunto de novas diretrizes para o sistema de pedágio eletrônico nas rodovias do Brasil. Essa nova regulamentação atualiza e revisa as normas estabelecidas em 2022, com o objetivo de aprimorar a experiência dos motoristas e aumentar a transparência no processo de cobrança.

As novas regras entrarão em vigor após sua publicação no “Diário Oficial da União” e visam uniformizar a implementação do pedágio eletrônico em todo o país. Essa modalidade de cobrança, anteriormente conhecida como “free flow” (fluxo livre), permite que os veículos passem pelas praças de pedágio sem precisar parar ou diminuir a velocidade, promovendo uma passagem mais ágil e eficiente.

Dentre as mudanças significativas trazidas pela nova resolução, destacam-se:

  • Ampliação do prazo para pagamento: O período em que o motorista pode quitar a tarifa do pedágio sem sofrer penalidades aumentou de 15 para 30 dias, contados a partir da data de passagem pelo posto de cobrança.
  • Sinalização padronizada: A criação de símbolos e placas para identificar o sistema de cobrança eletrônica em rodovias, que será adotada nacionalmente, garante que os motoristas estejam cientes da presença do pedágio.
  • Centralização de dados: A proposta inclui a centralização das informações em uma plataforma nacional, facilitando tanto a cobrança quanto a notificação ao motorista sobre as tarifas.

As novas regras surgem após um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, que analisou o funcionamento da tecnologia em um trecho da Rodovia Rio-Santos, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, enfatizou que essas alterações visam proporcionar mais clareza ao sistema e introduzir mecanismos que melhorem a notificação dos pedágios. Ele acredita que a implementação das novas regras contribuirá para a redução dos custos relacionados aos pedágios.

Detalhes técnicos

O sistema de pedágio eletrônico será instalado em diversas rodovias do país e contará com equipamentos capazes de identificar veículos, utilizando tecnologia semelhante à utilizada em radares. Os veículos poderão ser reconhecidos pela placa, por “tags” coladas no para-brisa ou por outros métodos automáticos.

Quando um veículo passar pela praça de pedágio, o sistema registrará informações como a placa do automóvel, sua classificação e imagens do momento da passagem. Essas imagens deverão ser armazenadas por um período de 90 dias ou, em casos de infrações, por até cinco anos.

Todos os dados das passagens estarão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no Portal de Serviços, gerenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nessas plataformas, os motoristas também receberão informações sobre o valor a ser pago, o prazo e as opções de pagamento.

Essas medidas são consideradas pelo Ministério dos Transportes como fundamentais para a nova regulamentação. Uma portaria, que será publicada até o final do ano pela Senatran, definirá os detalhes de operação desses mecanismos.

Desafios e ajustes

Atualmente, cada rodovia que testa ou adota o sistema de pedágio sem cancela tem liberdade para decidir como compartilha informações e realiza a cobrança. Um relatório da Senatran revelou que o sistema vigente tem imposto um ônus significativo aos usuários, que frequentemente enfrentam dificuldades para efetuar os pagamentos.

Durante o período de teste na Rodovia Rio-Santos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) constatou que 6,2% dos motoristas não pagaram a tarifa dentro do prazo estipulado. Essa inadimplência é um dos pontos que motivou as novas regras.

Considerações finais

A nova regulamentação também determina que as placas que sinalizam a presença do sistema de pedágio terão um símbolo específico. Essa sinalização será instalada nos principais acessos e ao longo das rodovias, visando garantir que os motoristas não sejam surpreendidos por informações inadequadas.

Por fim, apenas os sistemas de cobrança eletrônica que forem homologados pela Senatran poderão ser adotados nas rodovias. Concessionárias que já utilizam a tecnologia terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas diretrizes, contados a partir da publicação da portaria.

As novas normas refletem um esforço em promover uma mobilidade mais eficiente e transparente, garantindo aos motoristas uma experiência de viagem mais fluida nas estradas do Brasil.

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