conecte-se conosco

Esportes

Amanda Schott conquista o bronze no Mundial de levantamento de pesos

Medalha é a segunda do Brasil na competição, após prata de Laura Amaro

CBLP/Divulgação

O Brasil foi ao pódio pela segunda vez no Campeonato Mundial de levantamento de pesos, disputado em Tashkent (Uzbequistão). Nesta quinta-feira (16), Amanda Schott conquistou o bronze da categoria até 87 quilos na prova do arranco, onde o atleta levanta a barra até acima da cabeça de uma vez, sem apoiá-la no corpo.

Amanda ergueu a barra primeiro com 102 quilos, e depois com 106. Na terceira e última investida a brasileira não conseguiu validar o movimento com 109 quilos, que poderia lhe render a prata, já que foi a marca alcançada por Ankhtsetseg Munkhjantsan, da Mongólia, que ficou em segundo. O ouro foi para a uzbeque Tursunoy Jabborova, que levantou 106 quilos.

“Estou mega, ultra, absurdamente feliz. É apenas a minha segunda competição internacional e é o meu primeiro Mundial. Sem dúvidas a minha postura aqui foi, de longe, a minha melhor de todos os campeonatos que participei. Estou muito feliz em representar a seleção brasileira e é inacreditável a conquista da medalha. É só o início, ainda tenho muita história para escrever”, comemorou a pesista à Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

“Pensamos que seria possível na categoria para 81 quilos, mas ela pediu [para competir na] 87 quilos e lutou muito bem e conseguiu se concentrar na competição. É um resultado sensacional para alguém que fez a primeira competição deste porte na vida”, completou o técnico Dragos Stanica, também à CBLP.

Diferente da Olimpíada, onde apenas a soma dos resultados de arranco e arremesso (quando o pesista levanta a barra na altura do ombro, depois acima da cabeça e espera a liberação dos árbitros para soltá-la) é levada em conta, no Mundial as premiações são separadas. No arremesso, Amanda ficou em quinto lugar ao movimentar 130 quilos, cinco a menos que a russa Dariia Akhmerova, medalhista de bronze. A mongol Ankhtsetseg e a norueguesa Solfrid Koanda ergueram os mesmos 141 quilos, mas a europeia ficou à frente pelos critérios de desempate.

No geral (arranco mais arremesso), a brasileira também ficou na quinta colocação, com 236 quilos de somatória. Ankhtsetseg levou o ouro (250 quilos), a uzbeque Jabborova (244 quilos) foi prata e a norueguesa Koanda (244 quilos) conquistou o bronze.

Na terça-feira (14), Laura Amaro já havia sido vice-campeã mundial na categoria até 76 quilos, também no arranco, ficando em quarto no arremesso e no geral. A medalha foi a primeira de uma brasileira na história da competição.

Antes de Laura e Amanda, somente Fernando Reis havia medalhado em um Mundial entre pesistas brasileiros. Em 2018, ele herdou dois bronzes (arranco e geral) depois que o uzbeque Rustam Djangabaev foi pego no doping e teve o terceiro lugar em ambas as disputas cassado. Atualmente, o próprio Fernando está suspenso por doping, flagrado em exame feito em maio, que custou a participação na Olimpíada de Tóquio (Japão).

Por: Agência Brasil

Esportes

Entenda a causa da morte do zagueiro Juan Izquierdo

Publicado

on

Foto: Divulgação

Boletim médico confirma: zagueiro Juan Izquierdo faleceu devido a complicações de uma arritmia cardíaca e parada cardiorrespiratória.

O zagueiro do Nacional-URU, Juan Izquierdo, faleceu na noite de terça-feira (27/8), após estar hospitalizado desde a última quinta-feira (22/8), quando sofreu um mal súbito durante uma partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Segundo comunicado emitido pelo Hospital Albert Einstein, Izquierdo faleceu em decorrência de morte encefálica, resultado de uma parada cardiorrespiratória associada a uma arritmia cardíaca. A nota lamenta profundamente a perda e detalha as circunstâncias médicas que levaram ao falecimento do atleta.

O Nacional-URU expressou seu pesar através de suas redes sociais, afirmando que a morte do jogador representa uma perda irreparável para o clube e enviando suas condolências à família, amigos e fãs. No dia anterior ao falecimento, um boletim médico já havia indicado uma piora no quadro neurológico do jogador, que se encontrava em estado crítico e dependente de ventilação mecânica.

O incidente que levou à internação ocorreu durante uma bola parada na partida, quando Juan Izquierdo perdeu o equilíbrio e caiu desacordado em campo. O zagueiro foi substituído por Emiliano Velázquez nos minutos finais do jogo.

O São Paulo Futebol Clube também se manifestou após a notícia, expressando tristeza e enviando suas condolências à família de Izquierdo e ao Nacional-URU, destacando o impacto que a perda trouxe para o mundo do futebol.

Continue lendo

Esportes

Paralimpíadas de Paris começam nesta quarta (28); Brasil estreia na quinta (29)

Publicado

on

Foto: Rede social

Os Jogos Paralímpicos de Paris terão início nesta quarta-feira (28), com a cerimônia de abertura marcada para as 15h. Representando o Brasil, os campeões paralímpicos Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, serão os porta-bandeiras durante a cerimônia.

As competições começam oficialmente na quinta-feira (29), com a participação de atletas brasileiros em várias modalidades, incluindo parabadminton, tiro com arco paralímpico, goalball e vôlei sentado.

O Brasil estará presente com 279 esportistas, tornando esta a maior delegação brasileira em uma edição dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil. A participação feminina também será a maior da história das Paralimpíadas para o país.

Atletas de 22 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a delegação, competindo em 20 modalidades diferentes. São Paulo lidera com 71 atletas convocados, representando 28% do total.

Em preparação para os jogos, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou a campanha “Mais que vencedores: brasileiros”, destacando atletas como Gabriel Araújo, Mariana D’Andrea, Vinícius Rodrigues e Raíssa Machado. O vídeo da campanha visa aumentar a torcida pelos atletas e promover a inclusão através do esporte.

Os Jogos Paralímpicos de Paris acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro, com cerca de 4.400 atletas. Na edição anterior, em Tóquio, o Brasil conquistou 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, terminando em sétimo lugar no quadro de medalhas.

Continue lendo

Esportes

Teste de paternidade confirma 8º filho de Jô, o sexto fora do casamento

Novo atacante do Amazonas vai morar no Norte do país com a sua esposa

Publicado

on

Foto: Reprodução

O atacante Jô, que acaba de assinar com o Amazonas para a Série B do Brasileirão, reconheceu a paternidade de João Gabriel, de um ano, fruto de um caso extraconjugal com a influenciadora Maiára Quinderolly.

O jogador, que foi campeão da Libertadores pelo Atlético em 2013 e defendeu a seleção brasileira, tem agora oito filhos, sendo seis de relacionamentos fora do casamento.

Jô é casado há 15 anos com Claudia Silva, com quem tem dois filhos. A esposa do jogador perdoou a traição e decidiu reatar o casamento, apesar das provocações de Maiára nas redes sociais nos últimos meses.

O casal deve se mudar para o Norte do país, onde Jô vai defender o Amazonas, clube que disputa pela primeira vez a segunda divisão nacional. O atacante é a principal contratação do time para a temporada.

Continue lendo

Popular