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Carros

Novo carro da Hyundai gira as rodas para estacionar em segundos

Uma tecnologia que permite ao automóvel deslocar-se de lado, em ângulo ou girando em seu próprio eixo

Foto: Reprodução

A Hyundai Mobis, divisão tecnológica do grupo automotivo coreano, revelou sua mais recente inovação, o sistema e-Corner. Essa tecnologia inovadora permite que os veículos se movimentem lateralmente, em ângulos e até mesmo girem em torno de seu próprio eixo.

Ao contrário da função Scrab do GMC Hummer, o sistema e-Corner consiste em uma unidade modular instalada em cada roda. A unidade apresenta um rotor na parte superior, permitindo que a roda gire até 90 graus. Abaixo, o módulo incorpora uma unidade de amortecedor com mola integrada, bem como um sistema de freio a disco com pinças, e um motor elétrico integrado na própria roda.

Com o sistema e-Corner, o carro pode se mover eletricamente e manobrar usando os quatro módulos com suas rodas motrizes, controlados por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU) por meio de uma rede de cabos de dados.

A operação do sistema e-Corner em um Hyundai Ioniq 5 é impressionante, lembrando cenas de uma animação ou filme de ficção científica. O sistema permite que o veículo estacione em um espaço apertado movendo-se lateralmente.

Veja o vídeo abaixo:

Além disso, o sistema e-Corner oferece uma função de estacionamento que utiliza o movimento de rotação das rodas traseiras, com o apoio de uma das rodas dianteiras. Isso permite que o veículo gire o corpo para se encaixar em vagas de estacionamento estreitas com pouco espaço para manobra.

Durante a condução normal, o sistema e-Corner também possui uma função semelhante ao modo Scrab do GMC Hummer, garantindo mudanças de faixa e ultrapassagens suaves.

Esse nível de manobrabilidade geralmente está associado a ônibus ou caminhões equipados com dois eixos dianteiros direcionais, proporcionando uma sensação semelhante à mudança de trilhos de trem devido à inclinação mínima do corpo durante o movimento.

Embora o sistema e-Corner apresentado no vídeo possa não ser adequado para os modelos atuais da Hyundai devido ao espaço necessário para as unidades modulares montadas nas rodas, espera-se que esteja disponível na próxima geração de veículos elétricos da marca.

A Hyundai continua a empurrar os limites da tecnologia automotiva, e o sistema e-Corner representa um salto significativo no aprimoramento da manobrabilidade e na ampliação das possibilidades para os futuros veículos elétricos.

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Pesquisadores criam proteção que amortece impacto de batidas em postes

Equipamento diminui gravidade de acidentes e ocupantes dos veículos

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Arquivo Agência Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um equipamento de proteção de veículos que, acoplado aos postes de iluminação, amortece o impacto das batidas. O projeto surgiu a partir de um edital da Enel, que é a companhia energética do estado, no qual a instituição foi contemplada.

A Enel chegou a criar um dispositivo próprio, feito de concreto e areia, mas o poder público questionou a estética do produto e o comprometimento na acessibilidade das calçadas.

Quem liderou o projeto na UFC foi o professor Augusto Albuquerque, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Ele explica que o equipamento de proteção, chamado de defensa, é feito de plástico.

“Essa defensa é uma defensa plástica, e ela é preenchida com um material feito por uma mistura de poliuretano e resíduos de pneus.”

O professor falou ainda sobre a importância desse protetor para diminuir a gravidade dos acidentes nos ocupantes dos veículos.

“A ideia principal é salvar vidas. Porque quando você gera um amortecimento, parte da energia que seria absorvida pelo corpo humano, pelo poste, vai ser absorvida no amortecimento. Então, ao dissipar essa energia, você está também reduzindo o impacto no ser humano.”

Além disso, o equipamento reduz a destruição de postes porque amortece o impacto das batidas. Esses protetores são diferentes dos conhecidos guard rail e guarda corpo, que ficam em estradas, como explica o professor Augusto:

“A diferença é que o guard rail, ou as defensas tradicionais de estrada, são feitas para quebrarem com o impacto. O carro diminui a energia, mas só que geralmente essas defensas tem uma área de escape, e parte da energia continua sendo dissipada quando o carro vai entrando na área de escape. No caso do poste, a gente não tinha essa possibilidade. A defensa fica acoplada a um material com o qual o carro vai se chocar”.

A nova defensa recebeu uma patente, entregue pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), aos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e a Enel.

Por: Agência Brasil

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